Perfil e competências do profissional da Informação para a gestão de dados em massa (Big Data)

Autores

Palavras-chave:

Big data, Dados em massa, Perfil do gestor de dados em massa, Perfil do profissional da informação, Formação profissional, Projeto EDISON

Resumo

Neste artigo discute-se o perfil e as competências para o profissional da informação face ao fenómeno dos dados em massa (Big data). O conceito de gestão de dados em massa é utilizado no âmbito da informação e documentação e sistemas de informação. Considera-se que os dados em massa são uma tendência no futuro que deve ser percebida pelas instituições privadas e públicas. Apresenta-se uma revisão bibliográfica de introdução ao tema de investigação para sistematização do conhecimento sobre esta matéria e realiza-se uma revisão crítica da literatura sobre as competências específicas para a gestão de dados em massa, revendo o projeto europeu EDISON Data Science Competences Framework. Discute-se as transformações indispensáveis ao perfil e às competências para o profissional da informação e por fim apontam-se caminhos para uma investigação futura.

Biografia Autor

Luísa Alvim, CIDEHUS, Universidade de Évora. Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Évora, com a investigação A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas a partir do Facebook.

Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio (Município de V.N. Famalicão).

Licenciada em Filosofia (1985), Pós-graduada em Ciências Documentais (1992) e Mestre em Ciência da Informação (2011).

Trabalha na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995, Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.

Vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, secretária 2010-2013 e vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Docente, desde 2001 a 2008, na Universidade Portucalense na Pós-graduação Ciências Documentais. Em 2016, na ESEIG- IPP na Licenciatura em Ciências e tecnologias da Documentação e Informação.

Artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa, artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Email mluisa.alvim@gmail.com ; luisaalvim@uevora.pt
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 
Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

 

Referências

Alonso Arévalo, J., & Vásquez Vásquez, M. (2016). Big Data: la próxima «gran cosa» en la gestión de la información. BiD: Textos Universitaris de Biblioteconomia I Documentación, (36). Retrieved from http://bid.ub.edu/es/36/alonso.htm&gt

Big Data Now. (2016). United States of America: O’Reilly Media.

Demchenko, Y., & Belloum, A. (2016). Data Science competence framework: Approch and first working. EDISON Discussion Document. Retrieved from http://edison-project.eu/sites/edison-project.eu/files/attached_files/node-29/edison-cf-ds-draft-cc-v06.pdf

EDISON: building the data science profession. (2017). Retrieved from http://edison-project.eu/

Erway, R., & Rinehart, A. (2016). If You Build It, Will They Fund? Making research data management sustainable. OCLC.

García Alsina, M. (2017). Big Data: Gestión y explotación de grandes volúmenes de datos. Barcelona: Editorial UOC.

Pickard, A. (2007). Research methods in information. London: Facet Publisher.

Downloads

Publicado

16-02-2022

Como Citar

Alvim, L. (2022). Perfil e competências do profissional da Informação para a gestão de dados em massa (Big Data). Actas CIGIA, (1). Obtido de https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/CIGIA/article/view/1658

Edição

Secção

Artigos