Desenho e construção do questionário de literacia da informação no ensino superior – IL-HUMASS: Estudo qualitativo (Parte I)

Autores

  • Carlos Lopes
  • Maria Pinto Molina

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1035

Resumo

O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanas nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial, que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas a bibliotecários e relatórios académicos.A versão final contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, autoeficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de autorresposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à autoavaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada.Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores, através de uma análise mista, que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e autoeficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2013

Como Citar

Lopes, C., & Molina, M. P. (2013). Desenho e construção do questionário de literacia da informação no ensino superior – IL-HUMASS: Estudo qualitativo (Parte I). Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1035

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos