Bibliotecas em Rede: Serviços de Documentação do IPL, Biblioteca Municipal de Leiria e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria

Autores

  • Liliana Gonçalves
  • Dulce Correia

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1039

Resumo

Em 2010, em resposta ao desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, através da Coordenadora Interconcelhia, Lucília Santos, os Serviços de Documentação do IPL uniram-se à Biblioteca Municipal de Leiria e à Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria para organizar a Semana da Leitura de Leiria cujas iniciativas invadiram as escolas mas, também, a própria cidade.
Depois dessa experiência bem-sucedida, a parceria entre instituições e profissionais manteve-se viva e estendeu a sua ação a outras dinâmicas locais, designadamente ao Encontro das Bibliotecas Escolares de Leiria.Centrando-se atualmente na organização anual destes dois eventos, a ação tem-se alargado gradualmente a outros parceiros como, por exemplo, à comunicação social local, ao Leiria Shopping, à Acilis – Associação Comercial e Industrial de Leiria, as livrarias, entre outros.
Esta estratégia de cooperação institucional abriu, assim, caminho para a mudança de paradigma ao nível do trabalho desenvolvido por instituições locais e regionais congéneres, nomeadamente as Bibliotecas existentes no concelho de Leiria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Liliana Gonçalves

Liliana Gonçalves é bibliotecária no Gabinete de Atividades Culturais e Formação do Utilizador nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, instituição em que trabalha desde 2000. Possui um curso profissional em Biblioteconomia e Documentação, é licenciada em Turismo e Património e Pós Graduada em Ciências da Informação e Documentação. Tem dinamizado ações de formação em contexto biblioteconómico e de animação do livro e da leitura.Desde 2000 que tem efetuado trabalhos de narração e animação do livro e da leitura em bibliotecas, escolas, livrarias, museus e serviços educativos.

 

 

Dulce Correia

Dulce Correia é licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública (INA).
Desde 1993, desempenha funções em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública. No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação.
Desempenhou funções docente em cursos técnico-profissionais, de especialização tecnológica e de complemento de formação superior na área de Biblioteca e Documentação.
Foi Coordenadora Local do 1º Curso de Técnicos Profissionais de BD de Leiria, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD);

Downloads

Publicado

17-07-2014

Como Citar

Gonçalves, L., & Correia, D. (2014). Bibliotecas em Rede: Serviços de Documentação do IPL, Biblioteca Municipal de Leiria e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria. Cadernos BAD, (1), 149–153. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1039

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)