A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta

Autores

  • Jorge Revez Instituto de Educação, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041

Resumo

Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.

 

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Biografia Autor

Jorge Revez, Instituto de Educação, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela 
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em 
Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalha em Bibliotecas 
Universitárias desde 2003, estando atualmente a exercer funções na Biblioteca da 
Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da ULisboa. Tem colaborado desde 
2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado.

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Publicado

18-07-2014

Como Citar

Revez, J. (2014). A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, (1), 155–171. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos