O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1046Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da biblioteca universitária na inclusão (social e digital) do indivíduo portador de deficiência visual. Pretende-se identificar e analisar a maneira como as bibliotecas universitárias portuguesas estão a desenvolver os seus serviços, no sentido, de responder às necessidades de acesso à informação por parte dos indivíduos portadores de deficiência visual.
A escolha do tema justifica-se pela importância de repensar o papel social das bibliotecas universitárias enquanto via de acesso à informação, promovendo a igualdade de oportunidades e permitindo a inclusão de cidadãos portadores de deficiência visual, a promoção das suas competências a par dos seus colegas, e a promoção do sucesso académico dos cidadãos portadores de deficiência visual.
Pretende-se apresentar os resultados revelados por um trabalho de investigação, no qual os respondentes identificaram como barreiras no percurso académico dos estudantes com deficiência visual, a dificuldade de acesso à documentação e informação, atitudes discriminatórias de funcionários, inacessibilidade a locais em virtude da existência da barreiras arquitetónicas.
Verifica-se que já se encontram implementadas nestas Faculdades boas práticas que indiciam a caminhada na direção do ensino superior inclusivo, porém verifica-se pouca cooperação e partilha de recursos entre os diferentes serviços.
PALAVRAS-CHAVE: Bibliotecas Universitárias, Estudantes com deficiência visual, Acesso à informação, Ensino Superior, Boas práticas
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