O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual

Autores

  • Lígia Maria Fortes Pinto e Neto ISCTE-IUL

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1046

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da biblioteca universitária na inclusão (social e digital) do indivíduo portador de deficiência visual. Pretende-se identificar e analisar a maneira como as bibliotecas universitárias portuguesas estão a desenvolver os seus serviços, no sentido, de responder às necessidades de acesso à informação por parte dos indivíduos portadores de deficiência visual.

A escolha do tema justifica-se pela importância de repensar o papel social das bibliotecas universitárias enquanto via de acesso à informação, promovendo a igualdade de oportunidades e permitindo a inclusão de cidadãos portadores de deficiência visual, a promoção das suas competências a par dos seus colegas, e a promoção do sucesso académico dos cidadãos portadores de deficiência visual.

Pretende-se apresentar os resultados revelados por um trabalho de investigação, no qual os respondentes identificaram como barreiras no percurso académico dos estudantes com deficiência visual, a dificuldade de acesso à documentação e informação, atitudes discriminatórias de funcionários, inacessibilidade a locais em virtude da existência da barreiras arquitetónicas.

Verifica-se que já se encontram implementadas nestas Faculdades boas práticas que indiciam a caminhada na direção do ensino superior inclusivo, porém verifica-se pouca cooperação e partilha de recursos entre os diferentes serviços.

PALAVRAS-CHAVE: Bibliotecas Universitárias, Estudantes com deficiência visual, Acesso à informação, Ensino Superior, Boas práticas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Lígia Maria Fortes Pinto e Neto, ISCTE-IUL

Licenciada em História – Variante História da Arte, pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa com uma Dissertação de Mestrado sobre o tema O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual.

Iniciou a sua atividade profissional em 1995, no Centro de Documentação e Informação do ex- Instituto de Inovação Educacional.

Atualmente exerce funções como bibliotecária (Técnica Superior) na Biblioteca do ISCTE-IUL desde de junho de 2006.

Tem como principais interesses a: inclusão social e digital e a  Gestão da Qualidade.

Downloads

Publicado

11-07-2014

Como Citar

Neto, L. M. F. P. e. (2014). O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual. Cadernos BAD, (1), 19–31. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1046