Os Arquivos das Casas-Museu em Portugal: um diagnóstico preliminar

Autores

  • Paulo Eduardo Guimarães Universidade de Évora, Departamento de História
  • Laurinda Paz Câmara Municipal de Portimão

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1048

Resumo

Este estudo centra-se na relação entre os museus e os seus arquivos, tomando como universo de análise as casas-museu em Portugal. Procede ao reconhecimento dos acervos custodiados por estas entidades e atenta na forma como os seus profissionais compreendem, usam e têm valorizado esse património. Revela-se uma realidade muito diversificada no que diz respeito à existência e características dos acervos, ao seu uso e valorização no contexto do trabalho museal, à percepçãos da sua função pelos técnicos e entidades que as tutelam. Embora os documentos de arquivo integrem as coleções museais e sejam considerados por vezes fundamentais para a atividade do museu, verifica-se, na prática, uma subalternização dos arquivos e da sua função no quadro destas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Paulo Eduardo Guimarães, Universidade de Évora, Departamento de História

N. Lisboa (1960). Professor Auxiliar c/ Agregação no Departamento de História da Universidade de Évora e membro integrado do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais. Doutorado em História (U.É.), Mestre em História dos Séculos XIX e XX (FCSH/UNL)

Laurinda Paz, Câmara Municipal de Portimão

Arquivista, Mestre em Ciências da Informação (Universidade de Évora)

Downloads

Publicado

15-07-2014

Como Citar

Guimarães, P. E., & Paz, L. (2014). Os Arquivos das Casas-Museu em Portugal: um diagnóstico preliminar. Cadernos BAD, (1), 79–101. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1048