Fundamentos do código de ética do profissional da informação: o estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1158Resumo
A presente revisão da literatura analisa o código de ética do profissional da informação tendo como objectivo clarificar dentro da perspectiva ética a sua fundamentação e suas implicações na Sociedade da Informação. Numa primeira fase sistematizam-se os conceitos de ética e moral, abordando os conceitos na perspectiva da informação. Posteriormente evidenciam-se os fundamentos do Código de Ética do profissional da informação, onde se verifica uma íntima relação com alguns dos princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os códigos de ética procuram enquadrar os princípios éticos na relação do profissional da informação com o seu interlocutor (individuo, sociedade), podendo assumir diferentes tipologias, as quais serão objecto de análise. Procede-se à análise de estudos de caso relativos a códigos de ética dos profissionais da informação o que permite identificar diferenças objectivas quanto à sua tipologia, mas essencialmente quanto ao conteúdo dos valores éticos que incorporam os diferentes códigos de ética existentes em países diversos, onde se verifica nalguns casos omissões relativas a valores e princípios éticos fundamentais. Numa última fase do trabalho procede-se à análise do código de ética para os profissionais da informação em Portugal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).