O poder da informação na sociedade da informação e nas organizações empresariais
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1171Palavras-chave:
Sociedade da Informação, Ambiente Organizacional, Estruturas Organizacionais, Poder, InformaçãoResumo
As implicações da Sociedade da Informação estão repercutindo no mundo organizacional e tornando a informação peça-chave para o seu desenvolvimento. Tal ação se faz presente porque a apropriação da informação restabelece as relações de poder; quanto maior a quantidade de informação, maior será a capacidade de intervenção na realidade. Nesse aspecto, a informação toma lugar de supremacia, seja quando socializada ou não. Assim, nosso objetivo neste artigo é discutir o poder da informação, tendo como pano de fundo o livro 1984, de George Orwell, visando levantar questões para uma maior reflexão acerca dos valores que há tempos permeiam a nossa sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-07-2015
Como Citar
Ju, J. S. F. de S., & Oswaldo, O. F. de A. J. (2015). O poder da informação na sociedade da informação e nas organizações empresariais. Cadernos BAD, (1), 125–138. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1171
Edição
Secção
Ensaios, estudos e projetos
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).