Produção científica portuguesa em ergonomia: uma análise baseada em dados da Web of Science

Autores

  • Helena Sofia Coelho Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Biblioteca

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1226

Palavras-chave:

Ergonomia, Produção científica, Bibliometria, Portugal

Resumo

O presente trabalho incide sobre a produção de artigos científicos no domínio da ergonomia por parte de instituições portuguesas. Utilizando como fonte de informação a Principal Coleção da Web of Science, uma base de dados desenvolvida pela agência Thomson Reuters, foram reunidos dados referentes aos documentos classificados como artigos, publicados num período de cerca de 15 anos em revistas incluídas na categoria de ergonomia, com pelo menos um autor com afiliação institucional portuguesa. Com base no tratamento e enriquecimento desses dados, são apresentadas não só medidas da produtividade institucional, mas também alguns resultados da colaboração internacional, a partir da listagem dos outros países que participaram nos estudos desenvolvidos, as áreas de investigação que mais atenção têm recebido e outras informações de âmbito bibliométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Helena Sofia Coelho, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Biblioteca

Helena Sofia Coelho é Mestre em Ciências da Documentação e da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 2006, trabalha na Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana da mesma universidade. As suas áreas de interesse incluem a Web 2.0, a literacia da informação e a bibliometria.

Downloads

Publicado

17-07-2015

Como Citar

Coelho, H. S. (2015). Produção científica portuguesa em ergonomia: uma análise baseada em dados da Web of Science. Cadernos BAD, (1), 71–85. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1226

Edição

Secção

Artigos