O Estado da Arte da Arquivometria

Autores

  • Ana Paula Alves Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ezmir Dippe Elias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1554

Palavras-chave:

Arquivometria, Estudos Métricos, Arquivos

Resumo

Apresenta o estado da arte da Arquivometria, especialidade métrica que aplica métodos da estatística e da matemática para o estudo de gestão e ações rotineiras nos diversos aspectos dos arquivos, como a gestão documental, gestão administrativa, conservação/preservação e edificação. Realiza uma revisão bibliográfica sistemática para o levantamento da produção científica sobre a temática, analisando os artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos da Capes e outras fontes. Assim, o estudo mapeia a produção científica sobre o tema em âmbito brasileiro e internacional, enfatizando ainda os periódicos e autores que contribuíram para o entendimento desta métrica aplicada nos arquivos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Paula Alves Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é arquivista na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivística.

Ezmir Dippe Elias, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Especialista em Gestão em Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina ( 2000). Mestre em Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Arquivos Contemporâneos (NUPEAC). Atualmente está Coordenadora do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Arquivologia, com ênfase em Arquivometria.

 

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Graduação em Biblioteconomia e arquivologia e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Orientador de Mestrado e Doutorado; Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007); É Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG) e do Grupo de Pesquisa de Informação Científica (InfoCient); Editor geral da revista Encontros Bibli; Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; Avaliador contínuo da Revista Interamericana de Bibliotecología, da Revista da ACB, da Revista RBBD, das edições 2011, 2012, 2013 e 2014 do Enancib no GT7, da revista InCID, da revista El Profesional de la Información, da 3ª e 4ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, daLiiNC em Revista, da edição de 2013 do CBBD e, da edição de 2012 do SNBU. É especialista na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação, Visualização e Organização da Informação, atuando principalmente nos temas: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics, webometria e arquivometria), E-Science (mineração automatizada de dados), Visualização da Informação (Análise de Redes Sociais e Clusterização).

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Soares, A. P. A., Elias, E. D., & Pinto, A. L. (2018). O Estado da Arte da Arquivometria. Cadernos BAD, (1), 32–47. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1554

Edição

Secção

Artigos