Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto

Autores

  • Juliana Aparecida Gulka Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC)
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ronaldo Ferreira de Araújo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1579

Resumo

Discorre brevemente sobre os periódicos científicos, o Acesso Aberto e como as tecnologias disponíveis aplicadas a este último promoveu iniciativas de implantação dos Portais de Periódicos de Acesso Aberto. Reflete sobre o marketing científico digital bem como sua aplicação em Portais de Periódicos Científicos no que se refere a práticas voltadas aos pesquisadores, editores e instituições de pesquisa que atuam na dinâmica da comunicação científica. Reforça a necessidade da criação de um plano de marketing científico digital alinhando o Portal com as estratégias necessárias à promoção de seus periódicos, atendendo critérios dos indexadores, realizando divulgação científica, analisando feedbacks e monitorando os ambientes digitais periodicamente com a finalidade de atingir melhores resultados. Dentre os aspectos conclusivos considera-se que a gestão da presença digital de um Portal de Periódicos por meio do marketing corrobora com os princípios do acesso aberto, à medida que favorece a disseminação das publicações e garante a visibilidade e acessibilidade a informação científica.

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Publicado

29-12-2016

Como Citar

Gulka, J. A., Lucas, E. R. de O., & Araújo, R. F. de. (2016). Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto. Cadernos BAD, (2), 31–43. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1579

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