Repositórios de dados de pesquisa para as ciências da saúde
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1583Resumo
O estudo tem por objetivo elaborar um panorama geral dos repositórios de dados de pesquisa na área das ciências da saúde. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, na qual foram analisados vinte repositórios de dados cadastrados e certificados no diretório re3data.org. A análise metodológica foi desenvolvida a partir das características essenciais apontadas por Rodrigues et al. (2010) para um repositório de dados, que foram sistematizadas em categorias. As categorias exploram aspectos acerca do armazenamento, descrição e apresentação dos itens. Os resultados do estudo indicam que os repositórios analisados se encontram em diferentes estados de desenvolvimento. No entanto, foi possível observar que não existe tendência para o uso de software de repositório específico, embora haja tendência estruturada para o padrão de metadados e os tipos de recursos disponibilizados. De forma geral, grande parte dos repositórios analisados possuem características de repositórios de acesso aberto, no entanto apenas 30% deles distribuem seus conteúdos acompanhados de licenças abertas. Percebe-se, portanto, uma incipiente e crescente preocupação com o desenvolvimento de sistemas dessa natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).