Acesso aberto à informação científica: diretrizes, políticas e modelos de repositórios científicos para Moçambique

Autores

  • Horácio Francisco Zimba Universidade Eduardo Mondlane
  • Ranito Zambo Waete Universidade Eduardo Mondlane
  • Aidate Mussagy Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1597

Resumo

Esta comunicação discorre sobre as iniciativas de acesso aberto a informação científica com ênfase em propostas de diretrizes, políticas e acções institucionais e/ou governamentais de diferentes países a nível mundial. Identifica as orientações e recomendações emanadas por organismos internacionais como a UNESCO, a IFLA, em busca de um pano de fundo para propor diretrizes, políticas e acções concertadas, que possam ser aplicadas para o contexto de Moçambique. Para consubstanciar as reflexões, primeiro, faz-se uma radiografia da situação actual do país no que diz respeito a existência de iniciativas institucionais e/ou gorvernamentais de acesso aberto à informação científica, tendo como principal fonte de dados, os documentos institucionais e o quadro legal do sector de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação de Moçambique. Em segundo lugar, exploram-se as iniciativas institucionais atinentes a estabelecimento de plataformas de acesso aberto, especificamente, revistas e repositórios institucionais de acesso aberto, no contexto nacional. Em terceiro lugar, resgatam-se as contribuições surgidas nas discussões havidas no I Seminário de Acesso Aberto à Informação Científica, realizado nos dias 9 e 10 de Maio de 2016, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, visando o estabelecimento de propostas de modelos de diretrizes e políticas de repositórios científicos de acesso aberto, no contexto moçambicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Horácio Francisco Zimba, Universidade Eduardo Mondlane

Professor Auxiliar, Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Ranito Zambo Waete, Universidade Eduardo Mondlane

Assistente Universitário, Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Aidate Mussagy, Universidade Eduardo Mondlane

Professora Auxiliar, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. 

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Zimba, H. F., Waete, R. Z., & Mussagy, A. (2016). Acesso aberto à informação científica: diretrizes, políticas e modelos de repositórios científicos para Moçambique. Cadernos BAD, (2), 187–201. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1597