Integração de plataformas institucionais: o caso EUDAT
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1600Resumo
A qualidade dos dados de investigação é um debate recorrente entre instituições e investigadores. A constante preocupação em garantir que os dados sobrevivem aos seus criadores tem contribuído para o aparecimento de plataformas que, em casos mais avançados, permitem que os investigadores sejam envolvidos diretamente no processo de gestão dos seus dados. A plataforma EUDAT surge como um exemplo de uma uma solução para os inúmeros desafios da investigação, proporcionando ambientes colaborativos, ferramentas de processamento e outras mais valias para instituições que têm dificuldades em adquirir estas ferramentas de forma individual. Contudo, a divulgação de dados de investigação deve ter como princípios não só a sua preservação a longo prazo, mas também a sua potencial reutilização dentro da comunidade científica, pelo que é necessário transpor o conhecimento gerado durante a investigação para os dados associados. O Dendro surge como uma plataforma para apoiar a descrição de dados desde o momento em que são criados, permitindo que os registos produzidos os acompanhem e permitam mais tarde uma interpretação extensiva dos dados. Este caso de estudo apresenta a integração entre o Dendro e o EUDAT com o objetivo de promover um ambiente de gestão de dados abrangente que envolva os diversos responsáveis no processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).