O RI no contexto da gestão da produção científica: Proposta de um questionário para aferição de níveis de satisfação e novas necessidades
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1605Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de um questionário para avaliar qualitativamente o Repositório Institucional no âmbito da gestão e da avaliação da produção científica institucional. O questionário pretende, assim, aferir as necessidades e o nível de satisfação da comunidade académica relativamente aos indicadores extraídos a partir do Repositório e da sua utilização.
A importância desta proposta prende-se, essencialmente, com a necessidade de perceber se o Repositório é uma ferramenta estratégica na gestão e avaliação da produção científica e quais os resultados pretendidos no contexto da investigação.
A proposta do questionário foi elaborada pelos profissionais de informação da Biblioteca e Gestão da Informação, da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, diretamente envolvidos na gestão do repositório institucional e apresentada internamente à equipa da biblioteca para validação.
Apresentamos, assim, os passos de construção do questionário para possível aplicação em organizações cujos profissionais de informação pretendam aferir as necessidades e a satisfação destas relativamente aos dados das publicações científicas por parte da comunidade académica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).