Cursos de Ciência da Informação de Mestrado e Doutoramento, ativos em 2016, em Portugal e no Brasil: subsídios para uma reflexão sobre a área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1895

Palavras-chave:

Formação avançada em CI, Enquadramento oficial da CI (Portugal e Brasil), A3ES, CAPES

Resumo

A formação em Ciência da Informação (CI) caracteriza-se pela diversidade de modelos com repercussão nos respetivos cursos de Mestrado e Doutoramento. Dada a importância destes para a afirmação da área pretende-se fornecer subsídios para uma reflexão sobre a mesma, contextualizando-a na contemporaneidade a partir dos referenciais fornecidos pelos referidos cursos em Portugal e no Brasil. Objetivou-se: i. Identificar nestes dois países, os cursos ativos (2016) certificados pelas respetivas agências; ii. Verificar o enquadramento oficial; iii. Contextualizar a CI nas classificações em uso nas estruturas oficiais educativas. Seguiu-se uma metodologia qualitativa exploratória assente na análise e síntese dos dados obtidos nas fontes oficiais. Identificaram-se, respetivamente, em Portugal e no Brasil: mestrados – 4 e 16 e doutoramentos – 3 e 9. A área, em Portugal, apresenta-se como em passagem das «Ciências Documentais» para uma CI mais abrangente; no Brasil, observa-se um complexo relacionamento entre a Biblioteconomia, a Arquivologia e a CI, consubstanciado na procura da identidade da CI e, simultaneamente, na afirmação autónoma das disciplinas envolvidas. Infere-se uma relação entre este panorama e os distintos contextos geográficos Europa e América.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Machado, L. M. O., Simões, M. da G. de M., & Souza, R. R. (2018). Cursos de Ciência da Informação de Mestrado e Doutoramento, ativos em 2016, em Portugal e no Brasil: subsídios para uma reflexão sobre a área. Cadernos BAD, (1), 1–14. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1895

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