Citações e métricas complementares: um estudo exploratório da sua correlação em artigos científicos em acesso aberto

Autores

  • André Pacheco Universidade de Coimbra
  • Luís Oliveira Machado University of Coimbra
  • Angela Emi Yanai Federal University of Amazonas
  • Susana Lopes Universidade de Coimbra
  • Alexandre Medeiros Sousa Oswaldo Cruz Foundation

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1906

Palavras-chave:

Acesso Aberto, métricas complementares, bibliometria, coeficiente de correlação de Spearman

Resumo

A quantificação do número de citações de um artigo científico tem sido um critério crucial para a determinação do seu fator de impacto e consequente influência estimada dentro da comunidade científica. Apesar disso, o desenvolvimento das redes comunicacionais potenciadas pela web, onde se partilha o conhecimento científico, tem levado ao aparecimento de inúmeros canais informais de comunicação das investigações, despertando o interesse nas métricas complementares como um indicador adicional do impacto científico. No entanto, a pertinência da sua medição é ainda pouco estudada.

Este estudo emprega métodos quantitativos de recolha, analisando os dados recorrendo ao coeficiente de correlação de Spearman, de modo a perceber até que ponto o elevado interesse em certos artigos, percetível através de um alto número de citações, se traduz numa igual influência nos indicadores complementares e se, por outro lado, artigos com elevado desempenho nas métricas complementares exibem igual atenção em contextos formais através de um proporcional número de citações. Como conclusão, com a exceção de um dos cinco conjuntos de dados analisados, não foi encontrada uma correlação entre o número de citações e de menções dos artigos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

André Pacheco, Universidade de Coimbra

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Ciência da Informação

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Pacheco, A., Machado, L. O., Yanai, A. E., Lopes, S., & Sousa, A. M. (2019). Citações e métricas complementares: um estudo exploratório da sua correlação em artigos científicos em acesso aberto. Cadernos BAD, (1), 125–138. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1906