Indexação colaborativa de acervo de imagens em acesso aberto: a experiência do IBGE

Autores

  • Luciana Ferreira Lau
  • Luana Farias Sales Marques

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1939

Palavras-chave:

Metadados. Acervo de imagens. Fotografia. Acesso aberto.

Resumo

Apresenta o relato de experiência na busca pela colaboração de usuários externos para a indexação e melhoria dos metadados do acervo fotográfico dos municípios brasileiros. Mostra o percurso para realização da «indexação colaborativa» do acervo, com foco nos usuários externos reais e potenciais e os limites encontrados no sistema de catalogação de acervo que era utilizado pela Biblioteca. Relata às experiências de inclusão de metadados a fim de atender as demandas dos usuários internos e as dificuldades encontradas neste processo. E aponta os desafios futuros relacionados aos sistemas de gestão e disseminação do acervo fotográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luciana Ferreira Lau

Atualmente é Bibliotecária na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com ênfase no tratamento de acervos especiais e acervo fotográfico. E mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luana Farias Sales Marques

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Atualmente é Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomias, Ontologias, Vocabulários Controlados, Tesauros, Terminologia e Software de Tesauro. Possui interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento e desenvolve pesquisas especificamente nas temáticas de e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, biblioteca digital, metadados, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS e objetos digitais .

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Lau, L. F., & Marques, L. F. S. (2019). Indexação colaborativa de acervo de imagens em acesso aberto: a experiência do IBGE. Cadernos BAD, (1), 270–284. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1939