Ética e deontologia profissional nos Anais dos eventos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação de 1991 A 2007

Autores

  • Katiusa Stumpf

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2052

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ética. Moral. Deontologia profissional. CBBD.

Resumo

Este artigo[1] trata da Ética como um tema de interesse do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), focando-se a produção nos anais de sete edições (16ª a 22ª) deste evento. Metodologicamente o trabalho envolveu: 1) a pesquisa do tipo bibliográfico (quanto ao material utilizado para a formação do embasamento teórico; 2) a pesquisa de tipo documental (quanto à utilização dos anais e dos relatórios gerais dos eventos do CBBD para a coleta dos dados) e 3) a pesquisa de tipo exploratório (quanto aos objetivos pretendidos). Objetivou-se conhecer e averiguar nos textos dos trabalhos apresentados e presentes nos anais e nos textos dos relatórios gerais dessas edições do CBBD, os seguintes fatores: a) sobre o que tratavam os trabalhos, que abordavam o tema Ética; b) que abertura temática existia para tratar o assunto; c) quais foram as sequências de tratamento temático propostas para essas edições; d) quais foram as recomendações aprovadas ao final de cada edição e expressas nos relatórios gerais. Assim, nesse período entre 1991 e 2007, em que ocorreram sete edições do CBBD, foi localizado um total de apenas quatro trabalhos tratando da temática, em duas edições. Nas outras cinco edições do Congresso não foram apresentados quaisquer trabalhos sobre o tema. Constatou-se que a maioria destas edições do CBBD não deu clara abertura temática para que a Ética pudesse ser tratada. E na maioria das vezes nenhuma recomendação final foi manifestada nos relatórios gerais. Por fim, chegou-se a conclusão de que a Ética é um tema pouco explorado.

 

[1] Este artigo é resultado do relatório final de uma pesquisa de iniciação científica realizada com a bolsa de estágio remunerado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq) desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Katiusa Stumpf

É Mestre em Ciência da Informação, tendo trabalhado na linha de pesquisa Profissionais da Informação, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, contemplada com a prestigiada Bolsa FAPESC; Fez curso de Especialização em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; É Bacharela em Biblioteconomia pela UFSC. Foi orientada em dois Projetos de Pesquisa em Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, tratando sobre ética profissional bibliotecária, enquanto cursava a graduação. Durante o período de graduação e mestrado, (2007-2012), fez parte do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade, na UFSC.

 

Downloads

Publicado

22-04-2020

Como Citar

Stumpf, K. (2020). Ética e deontologia profissional nos Anais dos eventos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação de 1991 A 2007. Cadernos BAD, (2), 45–65. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2052

Edição

Secção

Artigos