«Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes

Autores

Palavras-chave:

Escrita científica, Literacia da informação, Ciência Aberta, Plágio

Resumo

Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior.

Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento.

Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.

Biografia Autor

Isabel Sousa Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa

Iniciou a sua carreira profissional na área das ciências da informação em 1990 na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa (NOVA), onde é Chefe de Divisão do Centro de Documentação e Informação des de 2002.

Foi docente contratada a tempo parcial na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) onde ministrou a disciplina de Descrição e Comunicação da Informação Biblioteconómica II do Mestrado em Ciências da Informação e Documentação.

É membro do Projecto de Literacia de Informação da NOVA desde 2008 e tem desempenhado as funções de Course Coordinator no Information Literacy Course e de Co-Coordinator do Research Data Management Course da NOVA Doctoral School cujas várias sessões têm tido lugar desde Maio de 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Andrade, I. S. (2020). «Improving the Academic Writing Experience in Higher Education» ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes. Cadernos BAD, (2), 83–87. Obtido de https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2053

Edição

Secção

Leituras