Análise bibliométrica e comparativa de publicações
os casos das revistas Páginas a&b e Perspectivas em Ciência da Informação entre 2016-2020
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2692Palavras-chave:
Acesso aberto, Análise bibliométrica, Análise temática, Páginas a&b, Perspectivas em Ciência da InformaçãoResumo
As revistas de acesso aberto têm ganho cada vez mais proeminência à medida que os investigadores compreendem a importância da comunicação das suas pesquisas para o público em geral, não somente entre a comunidade científica. Revistas como a Páginas a&b: arquivos e bibliotecas (Portugal) e Perspectivas em Ciência da Informação (Brasil) são bons exemplos deste tipo de publicações na área da Ciência da informação. Nesse sentido, este estudo vem contribuir com uma análise bibliométrica e comparativa das publicações entre 2016-2020, com o objetivo de traçar um perfil de tendências a partir delas. Concluiu-se que os temas estão mais voltados para a gestão do que para o tecnicismo da área.
Downloads
Referências
PÁGINAS a&b: arquivos e bibliotecas (2021) [Em linha]. [Consult. 29 mar. 2021]. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb
PERSPECTIVAS em Ciência da Informação (2021) [Em linha]. [Consult. 29 mar. 2021]. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).