Repositório institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento

a experiência com o acervo digital de PANAFTOSA/SPV-OPAS/OMS

Autores

  • Dayse Carias Bersot Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS
  • Karolyne Neves da Silva Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2695

Palavras-chave:

Repositórios, Gestão da Informação, Organização Pan-Americana da Saúde, PANAFTOSA, Preservação digital, Memória institucional

Resumo

Este trabalho apresenta a trajetória de criação, desenvolvimento e implementação da Coleção Digital de Publicações do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA/SPV-OPAS/OMS) dentro do Repositório Institucional da Organização Pan-Americana da Saúde – PAHO IRIS. Idealizada em 2017 como um projeto de  preservação e disseminação da memória institucional em Saúde Pública Veterinária da OPAS/OMS, esta proposta teve como objetivo principal manter viva e acessível a história e memórias descritas em mais de 1000 publicações preservadas pelo Centro de Gestão do Conhecimento de PANAFTOSA na coleção do Repositório Institucional da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS (PAHO-IRIS), que além de fortalecer e apoiar as iniciativas para o desenvolvimento de ações futuras em Saúde Pública Veterinária da OPAS/OMS, trazem ao conhecimento público todos os projetos, ações, pesquisas e trabalhos registrados em 70 anos de atuação em prol da saúde dos países das Américas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Dayse Carias Bersot, Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS

Cursando Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da Universidade do Grande Rio (Mestrado Interdisciplinar - UNIGRANRIO). Área de concentração: Representação da Historicidade, Memória e Discurso. Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT/ FIOCRUZ. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Profissional responsável pelo Centro de Gestão do Conhecimento do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (CGC de PANAFTOSA/SPV - OPAS/OMS), instituição da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Atua como Bibliotecária da instituição, com vasta experiência em repositórios institucionais; pesquisa em bases de dados científicas nacionais e internacionais; construção e análise de projetos; cooperação técnica internacional; operação descentralizada de bases de dados informacionais; criação, implementação e atualização de dados da Plataforma Internacional da OPAS COVID-Evidence; realização de trabalhos em equipes multidisciplinares. Desenvolve atividades nas áreas de gestão do conhecimento e informação, comunicação e informação em saúde, pesquisas históricas, preservação da memória institucional, repositórios institucionais, educação e repositórios científicos abertos. Trabalha em projetos de gestão da informação, plataformas digitais e informacionais para o enfrentamento a pandemia pelo COVID-19, atua na criação, edição e distribuição de boletins técnico-científicos especializados em inocuidade de alimentos, febre aftosa, enfermidades vesiculares e zoonoses, responsável pela manutenção da coleção especializada em saúde pública veterinária de PANAFTOSA no repositório da OPAS. Tem interesse nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Informação Científica e Técnica em Saúde, Memória Institucional, Preservação de Acervos e da História de Instituições de Saúde, Repositórios, Saúde Pública, Saúde Pública Veterinária e Educação.

Referências

BARRETO, Angela Maria. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas, 17(2): 111-22. 2005.

___________________. Memória e sociedade contemporânea: apontando tendências. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p. 161-176, jul./dez., 2007.

COSTA, Icléia Thiesen Magalhães. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. (Tese em Ciência da Informação) - CNPq/IBICT, UFRJ/ECO. Rio de Janeiro, 1997. 161 p.

An Exploratory Survey of the Structure and Components of Organizational Memory. In: JACKSON, Paul. Becoming Virtual: Knowledge Management and Transformation of the Distributed Organization. p. 89, 2008.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques (Org.). Enciclopédia EINAUDI. Lisboa: Casa da Moeda, 1984, v. 1, p. 96-106.

_______________. Uma história dramática. In: LE GOFF, Jacques (Org.). As doenças têm história. Lisboa: Terramar. p. 07-08. 1991.

McGARRY, Kevin J. Da documentação à informação: um contexto em evolução. Lisboa: Ed. Proença, 1984.

NASSAR, Paulo. Relações públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2007.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD/ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE SALUD (OPS/OMS). Repositorio Institucional de la OPS. Disponível em: https://iris.paho.org/.

RODRIGUES, E. et al. RepositóriUM: criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho. Maio, 2004. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/422.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO IRIS. Disponível em: https://apps.who.int/iris/.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Carias Bersot, D., & Neves da Silva, K. (2022). Repositório institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento: a experiência com o acervo digital de PANAFTOSA/SPV-OPAS/OMS. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2695