Ciência aberta

mapa de bibliotecas e revistas científicas das universidades federais das regiões Sudeste e Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2703

Palavras-chave:

Universidade, Biblioteca, Revistas Científicas, Ciência Aberta, Curadoria

Resumo

A comunicação apresenta o resultado do mapeamento das bibliotecas e os serviços prestados aos usuários em 30 universidades federais brasileiras das regiões Sudeste e Sul, abordando as seguintes questões: Qual o papel da biblioteca na universidade? A biblioteca disponibiliza serviços para o desenvolvimento da pesquisa científica e a ciência aberta? Quantas revistas científicas são publicadas pelas universidades em acesso aberto? A biblioteca tem serviço de curadoria? A partir da perspectiva da Ciência da Informação, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva nos websites das bibliotecas e das revistas científicas em outubro de 2020. O resultado revelou um número representativo de bibliotecas universitárias e revistas científicas nas regiões estudadas, demonstrando a importância de ambas para a preservação da memória acadêmica e desenvolvimento da pesquisa científica no país. As bibliotecas estudadas possuem diversos serviços de estímulo e apoio ao ensino, pesquisa e extensão, acompanhando a mudança do papel tradicional da biblioteca universitária para um centro de compartilhamento e conhecimento para a ciência aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcos Gonçalves Ramos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação em comunicação social pela Pontificia Universidade Católica (1986) e mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação cientíca e jornalismo científico. Criação e desenvolvimento de roteiros históricos, artísticos e culturais na Europa, Unidos e Canada. MBA em gestão de serviços com ênfase em turismo e hotelaria pela universidade federal fluminense programa de pos- graduçao em turismo. Desenvolve estudos sobre redes de informação, impacto de ciência e tecnologia, turismo e sustentabilidade. Doutorando em ciência da informação com pesquisa com ênfase nas áreas de história da ciência, sociedade da informação e do conhecimento e sistemas de mediação de produtos e serviços de informação em rede

Rosali Fernandez de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especialização em Documentação Científica (1969) e mestrado em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia . Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTIC. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ. Área do conhecimento em que atua : Ciência da Informação; subárea: organização e representação do conhecimento.

Referências

Candela, L. Et Al. (2007) Setting the Foundation of Digital Libraries. D-Lib Magazine, v. 13, n. 3/4, Mar/Apr.

Gil, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Sayão, L. F.; Sales, L. F. (2013) Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. v. 6, n.1.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Carvalho, P., Ramos, M., & Souza, R. (2022). Ciência aberta: mapa de bibliotecas e revistas científicas das universidades federais das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2703