REA sobre Covid-19
mapeamento das produções das bibliotecas universitárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2722Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Biblioteca Universitária, Covid-19, BrasilResumo
Trata-se de mapeamento a produção de recursos educacionais abertos (REA) sobre Covid-19 desenvolvida por bibliotecários e bibliotecas universitárias brasileiras. Os recursos mapeados foram indexados e armazenados no Repositório REA COVID. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico (quanto aos meios) e também de campo (quanto à fonte de coleta dos dados), exploratória- descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados com abordagem qualitativa. Utilizou questionário estruturado. Os resultados parciais evidenciam que durante a pandemia de Covid-19 os bibliotecários engajaram-se em iniciativas de promoção de pesquisa e recursos educacionais abertos sobre o novo coronavírus e que tem participado como coprodutores da comunidade de conhecimento na área da saúde, objetivando contribuir com o progresso científico e com o atendimento das demandas relacionadas à saúde pública.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
UNESCO/COL. Guidelines for Open Educational Resources (OER) in Higher Education (2011). Vancouver: COL. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002136/213605E.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).