REA sobre Covid-19

mapeamento das produções das bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Lucas dos Santos Souza da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8346-2160

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2722

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Biblioteca Universitária, Covid-19, Brasil

Resumo

Trata-se de mapeamento a produção de recursos educacionais abertos (REA) sobre Covid-19 desenvolvida por bibliotecários e bibliotecas universitárias brasileiras.  Os recursos mapeados foram indexados e armazenados no Repositório REA COVID. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico (quanto aos meios) e também de campo (quanto à fonte de coleta dos dados), exploratória- descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados com abordagem qualitativa. Utilizou questionário estruturado. Os resultados parciais evidenciam que durante a pandemia de Covid-19 os bibliotecários engajaram-se em iniciativas de promoção de pesquisa e recursos educacionais abertos sobre o novo coronavírus e que tem participado como coprodutores da comunidade de conhecimento na área da saúde, objetivando contribuir com o progresso científico e com o atendimento das demandas relacionadas à saúde pública.

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Referências

BARDIN, Laurence (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

UNESCO/COL. Guidelines for Open Educational Resources (OER) in Higher Education (2011). Vancouver: COL. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002136/213605E.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

dos Santos Souza da Silva, L., & da Silva Prudencio, D. (2022). REA sobre Covid-19: mapeamento das produções das bibliotecas universitárias brasileiras. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2722