Acessibilidade dos repositórios digitais para deficientes visuais

o estudo de caso de dois repositórios institucionais do Nordeste brasileiro

Autores

  • Aline Karoline da Silva Araujo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2729

Resumo

Pretende-se discorrer sobre a importância do movimento Open Access (Acesso Aberto) para a disponibilização da literatura acadêmica e científica, sem restrição (quando legais) de acesso, uso e disseminação, tornando-se, assim, uma ferramenta relevante para os deficientes visuais, pois o acesso livre à informação científica não representa apenas a promoção de acesso ao seu conteúdo, mas também a eliminação das barreiras que dão acesso a ele. Apresenta brevemente as origens do termo “repositórios digitais”, seus tipos e características. Tem como objetivo principal verificar a acessibilidade para deficientes visuais das páginas Web de dois repositórios institucionais da região Nordeste do Brasil: a Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura que trata sobre o tema abordado em diferentes tipos de fontes, e a pesquisa exploratória, que se utilizará de observação e da análise para identificar como ocorre a acessibilidade à informação para deficientes visuais na amostra de pesquisa, buscando-se também, caso seja necessário, sugerir possíveis alterações na situação pesquisada. Para o levantamento de dados, pretende-se fazer uso da ferramenta AccessMonitor, um validador automático disponibilizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, que verificará a aplicação das diretrizes de acessibilidade das telas iniciais dos repositórios, levando em consideração as diretrizes de acessibilidade criadas pelo World Wide Web Consortium (W3C) e a utilização de dois dos atributos e recomendações propostos por Vechiato e Vidotti (Acessibilidade e Usabilidade) para analisar a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais. Pretende-se responder ao problema de pesquisa de como ocorre a acessibilidade informacional para os deficientes visuais nos dois repositórios institucionais pesquisados, e propor, se for o caso, caminhos para potencializar o acesso à informação pelos deficientes visuais nessas bases de dados on-line. É inegável o importante papel da Ciência Aberta, através dos repositórios digitais, em especial dos repositórios institucionais, na democratização da informação e do conhecimento científico institucional. No entanto, para que estes repositórios cumpram completamente a sua função de oferecer acesso a qualquer usuário, independentemente da sua limitação ou deficiência, eles precisam apresentar uma acessibilidade Web apropriada. O cerne de meu interesse acadêmico está em buscar formas de que a informação científica esteja ao alcance dos cidadãos com deficiência visual nesses repositórios brasileiros pesquisados.

Palavras-chave: Acesso aberto; Acessibilidade Web – Repositórios institucionais; Deficientes visuais – Inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, Edgar B.; SIRIANI, Allan Lincoln R.; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsettia i G.; CARVALHO, Ângela Maria G. (2016) - Os Sistemas de Recomendação, Arquitetura da Informação e a Encontrabilidade da Informação. Transinformação [Em linha]. Vol. 28, Nº 3. [ Consult. Maio. 2021]. Disponível na internet: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300275>.

BUDAPEST Open Access Initiative. Budapest (2002). [Consult. junho. 2021]. Disponível na internet: <https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read>.

BRASIL. Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília. [Consult. Maio. 2021]. Disponível na internet: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8777.htm>.

FERNAL, Alexandre; VECHIATO, Fernando Luiz. (2013) - Repositórios digitais como ambientes de atuação do arquivista: um estudo dos princípios arquivísticos e da preservação digital nesse contexto. Informação@profissões [Em linha]. Vol. 2, Nº 1. [ Consult. Maio. 2021]. Disponível na internet: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17272>.

QUARESMA, Helena. Maria Nunes (2014) - Inclusão digital e serviços de acesso à informação para deficientes visuais: a situação das bibliotecas da Universidade de Coimbra. Coimbra: Universidade de Coimbra. 110 p. Tese de mestrado.

QUARESMA, Helena; BORGES, Maria Manuel (2015) - Inclusão digital: a acessibilidade das páginas Web dos repositórios institucionais para deficientes visuais em Portugal. VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015. In: Desafíos y oportunidades de las Ciências de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico, Madrid: EDICIC. . [ Consult. junho 2021]. Disponível na internet: <https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/29971?mode=full>.

QUARESMA, Helena; BORGES, Maria Manuel (2016) - How Open are Institutional Repositories? Web Accessibility to Open Access Content at Doar by people with blindness and visual impairment. Trabalho apresentado em 10th International Technology, Education and Development Conference, Valência: INTED, 2016.

SAYÃO, Luis et al (Org.) (2009) - Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: Edufba.

VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório (2014) - Encontrabilidade da informação: atributos e recomendações para ambientes digitais. Informação & Tecnologia [Em linha] Vol.1, Nº.2. [ Consult. Maio. 2021]. Disponível na internet: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/22099/1243>.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Araujo, A. K. da S. . (2022). Acessibilidade dos repositórios digitais para deficientes visuais: o estudo de caso de dois repositórios institucionais do Nordeste brasileiro. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2729