Adesão ao Plano S
desafios de um financiador
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2751Palavras-chave:
Plano S, Acesso aberto, Retenção de copyright, Acordos transformativosResumo
Em fevereiro de 2021, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou a sua adesão ao Plano S.
O Plano S visa assegurar que, a partir de 2021, todas as publicações resultantes de investigação financiada por fundos públicos ou privados devem ser publicadas em revistas ou plataformas de acesso aberto, e/ou tornadas imediatamente disponíveis através de repositórios de acesso aberto sem embargo e com retenção do copyright.
O Plano S pode ser cumprido por três vias distintas: publicação em revistas ou plataformas de acesso aberto, publicação em acesso fechado com depósito imediato em repositório ou publicação ao abrigo de acordos transformativos. O Plano S rege-se também por dez princípios fundamentais, que impõem múltiplos desafios aos financiadores, mas também aos autores e suas instituições. Estes desafios correspondem, em alguns casos, a verdadeiras mudanças de paradigma.
Com medidas de mitigação adequadas e bem articuladas, entende-se que a adesão da FCT ao Plano S resultará numa maior projeção do trabalho de investigação financiado, resultando a longo prazo num melhor retorno de investimento.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).