Publicações científicas e sua inserção na Ciência Aberta
a evolução da RDBCI neste processo
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2792Palavras-chave:
Revistas científicas, Acesso aberto, Divulgação científica, Ciência abertaResumo
O presente trabalho tem como objetivo resgatar a evolução e as boas práticas implementadas pela RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP em relação ao desenvolvimento do acesso aberto e Ciência Aberta desde sua criação em 2003. O estudo se identifica com a aplicação da metodologia etnografia e as descrições documentais que constituíram a formação da revista desde a data de sua criação. Como resultado, destacamos o estudo recente sobre as boas práticas dos periódicos brasileiros de acesso aberto, em que a RDBCI se qualifica como uma das publicações que mais inova em ações de boas práticas de publicações, é vista também como uma das publicações que possui navegabilidade e acessibilidade a partir do software que é utilizado por ela. Para enfatizar os valores associados a Ciência Aberta, conclui-se que a revista segue as diretrizes para a Ciência Aberta, e entendemos que é imprecindivel a evolução para proporcionar a sua comunidade uma postura séria e eficiente dentre as publicações que adotam tal modalidade na comunidade científica.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. (2015) - Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. (Ed.). Ciência aberta, questões abertas. [Em linha]. Brasília, DF: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO. [Consult. 30 mar. 2021]. p. 9-26.296. Disponível na Internet: <https://bit.ly/3duk5tW>.
ANGELO, E. da S.; OLIVEIRA, M. (2021) - Estudo altmétrico de repercussão social das revistas científicas brasileiras de acesso aberto. Bibliotecas. Anales de Investigación, vol. 17, n. 1, pp. 14-26. Disponível na Internet: https://urless.in/iYHLd.
BELLUZZO, Regina C. B. (2019) - A competência em informação do profissional bibliotecário em inter-relação com a ciência e o acesso aberto. In: SANTOS, G. C.; MARTINS, V. S. G. (Org.). Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa. Campinas, SP: Ed.NE SBU. Disponível na Internet: https://bit.ly/3wELNNE.
CONTREIRA, I. M. MIRANDA, A. C. D. (2019) - Publicação e editoração científica na construção do conhecimento. In: SANTOS, G. C.; MARTINS, V. S. G. (Org.). Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa. Campinas, SP: Ed.NE SBU. Disponível na Internet: https://bit.ly/3wELNNE.
FIRME, S.M. (2013) - Estudo sobre a produção científica da revista informação e sociedade: estudos. 56 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. Disponível na Internet: https://goo.gl/XxS5Hr.
SANTOS, G.S. (2021) - Periódicos científicos de acesso aberto: a experiência da RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. In: ______. (org.). Periódicos científicos de acesso aberto de instituições públicas brasileiras: contextos e boas práticas. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP. pp.109-128. 1 [Em linha]. (Coleção Periódicos Científicos). ISBN: 978-65-88816-04-2. doi: 10.20396/ISBN9786588816042. Disponível na Internet: https://bit.ly/3fISc49.
SANTOS, G.C. (org.) (2021) - Periódicos científicos de acesso aberto de instituições públicas brasileiras: contextos e boas práticas. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2021. 1 [Em linha]. (Coleção Periódicos Científicos). ISBN: 978-65-88816-04-2. doi: 10.20396/ISBN9786588816042. Disponível na Internet: https://bit.ly/3fISc49.
YAMAMOTO, Oswaldo H. (2001) - Vale a pena avaliar periódicos científicos? Estud. psicol. [Em linha], vol. 6, n.2, pp. 1. Editorial. Disponível na Internet: https://goo.gl/Hgx9m4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).