Acesso aberto no Extremo Norte do Brasil

promoção da Agenda 2030 e os repositórios institucionais da UFRR e UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2802

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Agenda 2030, Repositório Institucional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar se há interlocução entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação de Qualidade e 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os sistemas informacionais da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Federal do Amazonas, tendo como referência o ano de 2021. Tem-se que o Repositório Institucional da UFAM- RIU, conta, atualmente, com 3.932 documentos, dos quais, 2.265 são produções em acesso aberto. No caso do Repositório Institucional da UFRR, são 422 documentos, compreendendo 279 objetos em acesso aberto. É possível depreender-se que as plataformas estudadas atendem aos requisitos 4 e 9 propostos pela ONU, fomentando, paulatinamente, o progresso da ciência ao se eliminarem barreiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Manuella Marinho Ferreira, Universidade Federal de Roraima

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Biblioteconomia e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Profissional Bibliotecária na Universidade Federal de Roraima. Tem experiência e competência na área de Ciência da Informação, com ênfase no ensino híbrido e TICs, gestão da informação ambiental, bibliotecas digitais/repositórios temáticos e institucionais, além da interoperabilidade informacional. Também atua como consultora Ad Hoc em instituições de ensino e está associada como docente colaboradora, da Escola Agrotécnica, da Universidade Federal de Roraima.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elisabeth da Silva (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008. p. 67-85.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Santos, H. S. dos, & Marinho Ferreira, M. . (2022). Acesso aberto no Extremo Norte do Brasil: promoção da Agenda 2030 e os repositórios institucionais da UFRR e UFAM. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2802