Acesso aberto no Extremo Norte do Brasil
promoção da Agenda 2030 e os repositórios institucionais da UFRR e UFAM
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2802Palavras-chave:
Acesso Aberto, Agenda 2030, Repositório InstitucionalResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar se há interlocução entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação de Qualidade e 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os sistemas informacionais da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Federal do Amazonas, tendo como referência o ano de 2021. Tem-se que o Repositório Institucional da UFAM- RIU, conta, atualmente, com 3.932 documentos, dos quais, 2.265 são produções em acesso aberto. No caso do Repositório Institucional da UFRR, são 422 documentos, compreendendo 279 objetos em acesso aberto. É possível depreender-se que as plataformas estudadas atendem aos requisitos 4 e 9 propostos pela ONU, fomentando, paulatinamente, o progresso da ciência ao se eliminarem barreiras.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elisabeth da Silva (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008. p. 67-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).