New iniciatives in biomedical scholarly communication: removing barriers, enhancing progress

Autores

  • Pamela Sieving
  • Thomas Liesegang

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.820

Resumo

Objectivo: Rever a forma como a comunicação e a publicação científica se desenvolveram na área da investigação biomédica, identificar as mudanças e os modelos novos que estão a ser explorados e implementados, e explorar os actuais desafios e oportunidades.
Resultados: É revista a comunicação e a publicação científica tradicional, assim como os factores que conduzem à exploração de modelos novos: custo excessivo na publicação, na distribuição; novas tecnologias que oferecem soluções para problemas existentes e novas oportunidades para a comunicação dos resultados da pesquisa; a atenção ao copyright e às regras da propriedade intelectual; reivindicações pelos vários intervenientes de um acesso mais fácil e menos oneroso aos resultados de pesquisa; e a globalização que cria exigências no que diz respeito ao acesso à informação nos países em desenvolvimento permitindo oportunidades de colaboração recíproca.
Conclusões: Nenhum modelo novo emergiu ainda, que seja a solução para toda esta problemática. Os investigadores e os bibliotecários têm oportunidades e obrigações novas para dar forma e controlar o acesso às novas descobertas e ao conhecimento biomédico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pamela Sieving

Obteve o BA na Universidade de Valparaiso (Indiana), um MA na Universidade de Wisconsin-Madison e o seu MS na Southern Connecticut State University. Trabalhou nas bibliotecas das universidades de Yale e de Illinois/Chicago e foi durante 16 anos Directora dos Serviços de Biblioteca do departamento de Oftalmologia e Ciências da Visão da Universidade de Michigan.
Em 2001 foi nomeada bibliotecária ⁄ especialista de informação biomédica na Biblioteca dos National Institutes of Health.
Tem sido membro activo da American Library Association, da Medical Library Association, e da Association of Vision Science Librarians. Os seus interesses incluem medicina baseada na evidência; é membro do steering group do projecto CEVG@US (United States Cochrane Center). Em 2005 apresentou um poster sobre o impacto do acesso livre no encontro da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO).

Thomas Liesegang

Teve a sua formação académica e profissional na New York University School of Medicine, na Duke University, e especialização em oftalmologia no Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami. onde voltou como Chief Resident and faculty member. Publicou cerca de 270 artigos de carácter científico sobre as doenças dos olhos mas, mais recentemente, o seu foco de interesse orienta-se para a área da edição. É presentemente editor-coordenador do American Journal of Ophthalmology, editor do Transactions of the American Ophthalmological Society, e desempenha funções no Board of Trustees da American Academy of Ophthalmology como Senior Secretary para a Educação.

Downloads

Publicado

30-06-2005

Como Citar

Sieving, P., & Liesegang, T. (2005). New iniciatives in biomedical scholarly communication: removing barriers, enhancing progress. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.820