Developing a National Information Strategy in Scotland

Autores

  • Derek Law
  • George Macgregor
  • Emma Mcculloch
  • Jake Wallis

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.821

Resumo

Desenvolver e executar uma estratégia nacional da informação foi um interesse chave quer para a Escócia quer para a área das ciências da informação (LIS). O presente artigo descreve os elementos necessários que permitem tornar uma estratégia nacional de informação uma realidade e o papel que os repositórios institucionais devem desempenhar em tal estratégia.
O uso de repositórios institucionais – como meios de permitir o acesso à produção científica produzida na Escócia – sustenta um número dos factores chave ao nível político, social e económico intrínsecos à própria realidade escocesa. Os repositórios institucionais podem justificar o trabalho das instituições de ensino superior (HE) fornecendo meios de gestão de dados e promovendo soluções de pesquisa.
No entanto, só se poderão colher os frutos destes benefícios, se os bibliotecários forem colocados no epicentro desta visão estratégica; as suas competências e conhecimentos informam a execução e a gestão correcta de repositórios que deverão ser globais e interoperativos.
A emergência de um repositório baseado numa infra-estrutura nacional distribuída na Escócia é, também, explorada, assim como o abrangente papel pretendido para o novo projecto denominado IRIScotland.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Derek Law

Bibliotecário e presidente da Direcção dos Recursos de Informação da Universidade de Strathclyde, Glasgow, Escócia (Reino Unido), é, ainda, investigador sénior no Centro de Investigação em Bibliotecas Digitais sediado no Departamento de informática e Ciências da Informação daquela universidade.

George Macgregor

Investigador do Centro de Investigação em Bibliotecas Digitais, sediado no Departamento de informática e Ciências da Informação da Universidade de Strathclyde, Glasgow, Escócia, Reino Unido.

Emma Mcculloch

Investigadora do Centro de Investigação em Bibliotecas Digitais, sediado no Departamento de informática e Ciências da Informação da Universidade de Strathclyde, Glasgow, Escócia, Reino Unido.

Jake Wallis

Investigadora do Centro de Investigação em Bibliotecas Digitais, sediado no Departamento de informática e Ciências da Informação da Universidade de Strathclyde, Glasgow, Escócia, Reino Unido.

Downloads

Publicado

30-06-2005

Como Citar

Law, D., Macgregor, G., Mcculloch, E., & Wallis, J. (2005). Developing a National Information Strategy in Scotland. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.821

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)