Para uma definição da rede de arquivos em Portugal O caso do distrito de Viana do Castelo

Autores

  • José Maria Salgado
  • Maria Olinda Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.840

Resumo

O presente artigo dá a conhecer os esforços empreendidos, nos últimos dez anos, pelos Arquivos Nacionais em prol da criação dos arquivos municipais, tendo por objectivo a sua posterior inserção em rede. Traça-se nele também o panorama da situação actual do Alto Minho face ao PARAM – Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais. Nas conclusões reflecte-se sobre os caminhos a percorrer no futuro para o desenvolvimento do referido programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Maria Salgado

Subdirector do Instituto dos Arquivos Nacionais ⁄ Torre do Tombo (IAN/TT) desde Abril de 1996, é o responsável pelo Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), pelo programa de renovação da rede dos Arquivos Distritais e pela área administrativa e financeira do IAN/TT. Anteriormente, foi secretário da Comissão para a Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Jun. de 1986) tendo cessado funções de vogal nesta Comissão, a seu pedido, em Março de 1990. Nomeado adjunto do Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura (Set. 1987), foi, posteriormente, Vice-Presidente do Instituto Português de Arquivos (1988). Em 1992 foi nomeado coordenador adjunto da Comissão para o Inventário do Património Cultural Móvel.

Maria Olinda Alves Pereira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães, pela U. do Porto, concluiu a Especialização em Ciências Documentais (Arquivo), na U. de Coimbra. É Directora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo (desde 1989). De 1984 até 1989 dirigiu o Arquivo da Misericórdia de Viana do Castelo, exercendo em simultâneo as funções de técnica superior responsável pelo Centro de Documentação e Relações Públicas da Segurança Social. Foi Coordenadora Distrital do Programa Nacional de Inventariação dos Bens Culturais Móveis – Arquivos. Incumbida de missões oficiais, colaborou com os Arquivos Nacionais de S. Tomé e Príncipe (1995 e 1996); de Angola (1996 e 2001) e de Moçambique (2000). É membro da SC6 da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização (CT7). Enquanto membro da comissão encarregada da regulamentação do regime de avaliação documental, preparou a publicação de numerosas portarias. De Dezembro 2001 a Fevereiro de 2002, coordenou a comissão constituída com vista ao estabelecimento do novo regime jurídico dos Arquivos Distritais do IAN/TT. É co-autora do primeiro Dicionário de Terminologia Arquivística, em língua portuguesa. Tem, ainda, várias publicações e artigos em revistas e actas da especialidade.

Downloads

Publicado

30-06-2004

Como Citar

Salgado, J. M., & Pereira, M. O. A. (2004). Para uma definição da rede de arquivos em Portugal O caso do distrito de Viana do Castelo. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.840