A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular

Autores

  • José Augusto Chaves Guimarães
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.856

Resumo

Partindo da concepção de pesquisa como mola mestra para um ensino de qualidade e considerando-se o facto de a mesma constituir uma das áreas curriculares acordadas para os cursos de Biblioteconomia do Mercosul, analisam-se, sob uma óptica histórica, as concepções de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia do Mercosul (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998, Montevideu, 2000, Assunção, 2001 e Londrina, 2002) como subsídios para o delineamento de políticas de pesquisa para a graduação em Biblioteconomia no Mercosul. Para tanto, parte-se de uma reflexão teórica sobre pesquisa no ensino (e, em especial, no ensino de Biblioteconomia) para, a seguir, analisar a evolução das discussões da área curricular 6 – Investigação – levadas a cabo no âmbito dos referidos eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Augusto Chaves Guimarães

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP. Livre-docente em Análise Documentária pela UNESP. Docente do curso de Biblioteconomia da UNESP-Marília. Secretário da Associação Nacional de Educação em Ciência da Informação – ABECIN.

Mara Eliane Fonseca Rodrigues

Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC. Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Docente do curso de Biblioteconomia da UFF. Vice-presidente da Associação Nacional de Educação em Ciência da Informação – ABECIN.

Downloads

Publicado

30-06-2003

Como Citar

Guimarães, J. A. C., & Rodrigues, M. E. F. (2003). A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.856

Edição

Secção

Dossier temático