Preservação de publicações electrónicas na Internet: os arquivos imperfeitos

Autores

  • Pedro Lopes Faria
  • Gustavo Cardoso
  • Maria Vasconcelos Moreira

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.865

Resumo

Cada vez mais informação é gerada num contexto digital, introduzindo uma revolução em conceitos tão familiares como documentos e publicações. Esta informação é um recurso valioso e deve ser preservada para as gerações presentes e futuras.Para a preservação nacional de informação nado-digital deve estudar-se se a aproximação deve ser selectiva, escolhendo o conteúdo a preservar de acordo com critérios previamente definidos, ou exaustiva, recolhendo o universo nacional de sites na Web e guardando todos os documentos encontrados.Vários exemplos são apresentados, representativos das duas aproximações, e as suas implicações são discutidas.A preservação de documentos dinâmicos é também discutida pela sua particular relevância relativamente a jornais e publicações online e pela especificidade dos desafios tecnológicos envolvidos.São apresentadas algumas recomendações para que a Biblioteca Nacional concretize a preservação de documentos e publicações nado-digital, nomeadamente: considerar a aproximação de uma recolha exaustiva de documentos estáticos, criando uma série de fotografias do universo nacional (domínio “.pt”) de documentos publicados na Web; considerar a viabilidade do depósito voluntário, selectivo, baseado em acordos directos a ser desenvolvido/ensaiado com os editores dos principais jornais online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pedro Lopes Faria

Doutorou-se em 1996 pelo Instituto Superior Técnico, sendo professor associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) do ISCTE. É membro fundador e investigador sénior da ADETTI – Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática. É coordenador científico do Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais do ISCTE

Gustavo Cardoso

É assistente no Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do ISCTE em Lisboa, Portugal. É membro do editorial board da revista académica ICS – Information, Communication & Society – e do conselho técnico científico da revista Trajectos do ISCTE e da revista Observatório do Obercom – Observatório da Comunicação. É director do Centro de Tecnologias Audiovisuais do ISCTE (CAV_ISCTE) onde coordena a participação portuguesa nos projectos europeus, COST A14 (Government and Democracy in the Information Age) e COST A20 (The Impact of the Internet in the Mass Media in Europe).

Maria Vasconcelos Moreira

É mestre em Gestão de Sistemas de Informação, pelo ISCTE. Trabalha no Instituto da Droga e da Toxicodependência em Lisboa, onde exerce funções no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Drogas e Toxicodependências e assegura a coordenação com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência nomeadamente no que diz respeito à preservação e divulgação de documentação. É membro da ADETTI.

Downloads

Publicado

31-12-2003

Como Citar

Faria, P. L., Cardoso, G., & Moreira, M. V. (2003). Preservação de publicações electrónicas na Internet: os arquivos imperfeitos. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.865