Direito de Acesso à Informação: Liberdade de Expressão - Fundamentação Filosófica

Autores

  • Antonieta Vigário

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.872

Resumo

Apresenta-se a Ética do Discurso como a base filosófica para o diálogo entre os seres humanos. Fundamenta-se a Liberdade Intelectual na deontologia e não no utilitarismo.Expressa-se a relação fundamental entre Liberdade Intelectual e Diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Antonieta Vigário

Antonieta Vigário trabalha no Serviço de Informação e Documentação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.Tem a licenciatura em Filosofia pela Universidade de Lisboa, o mestrado em Gestão da Informação e o doutoramento em Ciências da Informação pela Universidade de Sheffield.Foi a coordenadora da Comissão de Ética para os Profissionais de Informação em Portugal, que juntou membros de todas as associações portuguesas de profissionais de informação (BAD, INCITE, APDIS).No campo da Infoética participou em vários encontros e conferências internacionais:ETHICOMP95, UNESCO Infoethics97, UNESCO Infoethics98, Conselho da Europa 1999, Workshop FAIFE no IFLA2000, EEI21 em Memphis.Os seus principais interesses neste campo são o direito de acesso à informação, a ética do diálogo entre todas as pessoas em todo o mundo, a Ética da Informação para os profissionais e utilizadores, a relação da Ética da Informação com os Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

30-06-2003

Como Citar

Vigário, A. (2003). Direito de Acesso à Informação: Liberdade de Expressão - Fundamentação Filosófica. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.872

Edição

Secção

Dossier temático