Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores

Autores

  • Vera Sílvia Marão Beraquet
  • Renata Ciol
  • Maria Lygia Kopke Santos
  • Regina Celia Stefani

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.879

Resumo

Recentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil e as transformações que vêm ocorrendo no país e no mundo, trazem novos desafios às instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o mercado de trabalho de seus egressos.Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tem sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUC-Campinas e a prática de seus egressos; c) conhecer a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanto ao perfil e atuação do profissional da informação.Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários junto aos egressos de 1991 a 1995, junto docentes do curso e, por meio de entrevistas estruturadas, junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Os resultados da pesquisa vêm sendo utilizados nas mudanças curriculares implantadas no Curso a partir de 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Vera Sílvia Marão Beraquet

Ph.D. Loughborough, GB Professora do Departamento de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da PUC-Campinas.

Renata Ciol

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação, PUC-Campinas Bibliotecária do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME.

Maria Lygia Kopke Santos

Mestranda, Faculdade de Educação, UNICAMP.

Regina Celia Stefani

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação, PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

30-06-2003

Como Citar

Beraquet, V. S. M., Ciol, R., Santos, M. L. K., & Stefani, R. C. (2003). Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.879

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos