Los portales documentales virtuales: objetivos y construcción

Autores

  • Jesús López Lucas

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.880

Resumo

O aparecimento da Internet veio criar a maior ferramenta de informação de todos os tempos, mas também a mais dispersa e desorganizada, pelo que as empresas de marketing e comunicação criaram portais para fornecer serviços e conteúdos aos seus clientes numa perspectiva comercial.O campo da documentação acompanhou de perto este crescimento e desordem da informação, pelo que se torna cada dia mais necessário que os especialistas da documentação organizem a informação existente na Internet, criando portais documentais que optimizem a navegação dos seus utilizadores no processo de identificação, localização e acesso ao documento e permitam a comunicação entre documentalistas e a comunidade científica. Em síntese, o portal documental deve procurar dar resposta a todas as necessidades de informação dos utilizadores das nossas bibliotecas e centros de documentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jesús López Lucas

Jesús López Lucas é presentemente documentalista na Universidade de Salamanca, e asssessor para as tecnologias da informação e comunicação na Fundación Academia Europea de Yuste.Coordenou diversos portais de documentação e informação, como o do V Centenário de Carlos V, http://www.fundacionyuste.org/ , o portal do Síndrome de Down, http://www.sindromedown.net, o portal de Gerontología http://gero.usal.es e, em colaboração, o portal de Psicologia e Ciências afins http://psicologia.usal.es/fuentes.html .Tem uma actividade regular de docência na área da documentação, em diferentes domínios do conhecimento, tanto em universidades de Espanha como de Portugal, e conta ainda com um amplo currículo de publicações científicas no campo da documentação e das novas tecnologias.

Downloads

Publicado

30-06-2003

Como Citar

López Lucas, J. (2003). Los portales documentales virtuales: objetivos y construcción. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.880

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos