https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/issue/feed Cadernos BAD 2022-10-25T00:51:15+01:00 Conselho Editorial editorial@bad.pt Open Journal Systems <p>A revista <strong>Cadernos BAD</strong> tem por objetivo principal estimular o debate em torno de temáticas críticas no exercício da profissão, através da divulgação de sínteses de trabalhos de investigação e de reflexões aprofundadas de cariz predominantemente teórico.<br />Respondendo igualmente a necessidades objetivas de divulgação pretende também facilitar a transmissão de ideias e experiências entre os profissionais de informação, através da divulgação de projetos, de descrição de experiências, de ensaios ou de outros trabalhos selecionados, de natureza e temática variada.</p> https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2779 Percepção dos pesquisadores quanto à elaboração de planos de gestão de dados 2021-10-08T13:53:23+01:00 Erick Penedo erick.penedo@icict.fiocruz.br Viviane Veiga vivianesantosveiga@gmail.com Simone Faury Dib simone.dib@icict.fiocruz.br Aline da Silva Alves aline.alves@icict.fiocruz.br Patricia Henning henningpatricia@gmail.com <p>Considerando que a elaboração de um PGD não é uma tarefa trivial para o pesquisador, que, em sua maioria, não tem essa <em>práxis</em> na sua rotina de pesquisa, o Icict/Fiocruz realizou um estudo sobre a percepção dos pesquisadores, quanto à elaboração de um PGD apoiada pela ferramenta institucional FioPGD. Esse estudo foi realizado no âmbito da fase 2 do projeto piloto do Repositório de dados da Fiocruz. Buscou-se identificar: dúvidas, facilidades e dificuldades relacionadas à interface do sistema (usabilidade); ao entendimento sobre o conteúdo a ser preenchido em cada seção; à percepção geral da ferramenta; bem como os desafios encontrados durante o seu preenchimento. Como procedimento metodológico utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo, adotando-se como instrumento de coleta de dados a observação da interação do usuário com o sistema. O resultado gerou algumas ações necessárias para otimização do sistema e evidenciou a dificuldade quanto ao entendimento das questões relacionadas aos metadados. Os achados levaram a uma análise do campo metadados em PGDs públicos disponíveis em 3 ferramentas: DMPTool, DMPOnline e Argos. Concluiu-se que o campo metadados deve ser explicado de forma mais eficaz nos sistemas de PGD, para garantir o seu adequado preenchimento. Além disso, adotar um ecossistema institucional que garanta a articulação entre profissionais de informação e especialistas em questões éticas e legais no apoio aos pesquisadores na elaboração de seus planos.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2700 A ciência cidadã e o design thinking 2021-10-03T15:51:48+01:00 Diego Leonardo de Souza Fonseca diego.fonseca@ifam.edu.br <p>Ao abordar sobre as estratégias de relacionamento entre a ciência e a sociedade, pode-se mencionar a ciência cidadã como um modelo relacional crucial para a garantia do processo de desenvolvimento de novas estratégias do fazer científico na sociedade. A proposta desse estudo tem como objetivo apresentar uma iniciativa embrionária da construção de um sistema de gestão social de governingthecommons em uma comunidade ribeirinha, localizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, baseada nos princípios da ciência cidadã e aplicada a partir da filosofia de trabalho do design thinking. O método de elaboração do desenho do sistema está sendo construído com base na imersão e na prototipação desenvolvido com o design thinking – divido em três fases: Fase I (Análise das demandas), Fase II (Prototipação da aplicação do sistema) e a Fase III (Testes iniciais e implementação). A proposta foi iniciada em janeiro de 2020, porém devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o projeto se encontra interrompido na execução da fase de I, no aguardo das tratativas sanitárias sobre o retorno das atividades de pesquisa em campo para retomar os estudos.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2706 A percepção dos bibliotecários frente à Ciência Aberta 2021-10-04T14:25:24+01:00 Rosangela da Silva Gomes gomes.rosangell@gmail.com Jorge Revez jrevez@campus.ul.pt <p>Tendo em vista que na Ciência Aberta participam diferentes atores, emerge a necessidade de verificar como o profissional bibliotecário entende essa nova forma de fazer a ciência acontecer. O profissional bibliotecário configura-se como um dos facilitadores entre o pesquisador e a Ciência Aberta. No cenário acadêmico, fica evidente que o compartilhamento, o reuso e a forma colaborativa de fazer ciência são as maiores vantagens da Ciência Aberta. Sendo assim, esta investigação compreende a dimensão da Ciência Aberta e o bibliotecário universitário, a fim de entender como este profissional percepciona e contribui para a Ciência Aberta. Através de um estudo de caso, os 73 bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) responderam a um inquérito por questionário com perguntas relacionadas à Ciência Aberta e a análise documental, a partir do site das bibliotecas do IFSP, foi outro instrumento utilizado na recolha dos dados. A investigação é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. Verificou-se que a maior parte dos bibliotecários tem conhecimento do que é a Ciência Aberta. O acesso aberto e os dados abertos são os termos mais conhecidos quando se menciona a Ciência Aberta. No entanto, os bibliotecários reclamam maior apoio institucional na sua&nbsp;implementação. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível repensar a ação dos bibliotecários e das instituições para um trabalho colaborativo em prol da Ciência Aberta.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2722 REA sobre Covid-19 2021-10-05T20:04:49+01:00 Lucas dos Santos Souza da Silva lucassantos1123@gmail.com Dayanne da Silva Prudencio dayanne.prudencio@unirio.br <p>Trata-se de mapeamento a produção de recursos educacionais abertos (REA) sobre Covid-19 desenvolvida por bibliotecários e bibliotecas universitárias brasileiras.&nbsp; Os recursos mapeados foram indexados e armazenados no Repositório REA COVID. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico (quanto aos meios) e também de campo (quanto à fonte de coleta dos dados), exploratória- descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados com abordagem qualitativa. Utilizou questionário estruturado. Os resultados parciais evidenciam que durante a pandemia de Covid-19 os bibliotecários engajaram-se em iniciativas de promoção de pesquisa e recursos educacionais abertos sobre o novo coronavírus e que tem participado como coprodutores da comunidade de conhecimento na área da saúde, objetivando contribuir com o progresso científico e com o atendimento das demandas relacionadas à saúde pública.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2677 Animação como recurso audiovisual para divulgação científica da paleoparasitologia para crianças 2021-09-28T22:12:41+01:00 Daniela Leles dleles@id.uff.br Paula Cascardo paulacascardo@hotmail.com Elisa Pucu elisa.pucu@gmail.com <p>A Paleoparasitologia foi uma linha de pesquisa nomeada por um pesquisador brasileiro Dr. Luiz Fernando Ferreira (1936-2018). Essa ciência estuda a evolução da vida na terra por meio dos parasitos e microrganismos, e para isso pesquisa materiais como múmias, âmbar, coprólito, dentre outros, tendo assim o potencial de atrair a atenção do público infanto-juvenil. A animação tem se mostrado como um recurso áudio visual que pode impactar positivamente o processo de alfabetização científica. Assim, na Universidade Federal Fluminense, onde essa linha de pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas, criamos um projeto de extensão denominado “Paleoparasitologia para Todos” que é oferecido anualmente desde 2017, onde além de oficinas nas escolas para divulgação científica desta linha de pesquisa e suas descobertas, desenvolvemos vários materiais paradidáticos de acesso aberto, depositados no repositório institucional da UFF <a href="https://app.uff.br/riuff/">https://app.uff.br/riuff/</a> e também no nosso blog https://paleoparasitologiaparatodos.wordpress.com/. Agora estamos desenvolvendo animações para divulgar pesquisas paleoparasitológicas para o público infantil, duas já foram criadas e duas estão em andamento, e se encontram no canal no YouTube do projeto&nbsp; <a href="https://www.youtube.com/channel/UCH1S2h0iG94DmYmNNZ1gsVQ">https://www.youtube.com/channel/UCH1S2h0iG94DmYmNNZ1gsVQ</a>.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2746 Uma proposta de articulação entre Bibliotecas de Ensino Superior e Centros de Investigação no desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã 2021-10-07T16:47:04+01:00 Helena Leitão hleitao@ucp.pt Maria João Pinto mjpinto@ucp.pt Beatriz Ferreira beferreira@ucp.pt <p>Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de um plano de atuação aplicável a Bibliotecas de Ensino Superior, no que concerne à implementação e suporte de projetos de ciência cidadã nas suas comunidades, científica e envolvente. Tenciona-se enquadrar de que forma as bibliotecas podem atuar fomentando a criação desses projetos, apoiar o desenvolvimento dos mesmos nos centros de investigação das suas instituições e acompanhar os participantes durante todas as fases do projeto, através da disponibilização de ferramentas e serviços especializados. A proposta recai sobre seis tópicos:1) Conhecer; 2) Sensibilizar; 3) Capacitar; 4) Colaborar; 5) Planear; e 6) Implementar. Estes tópicos partem da caracterização e conhecimento da comunidade em geral (particularmente das áreas geográficas envolventes), passam pela sensibilização e capacitação dos participantes em matérias de ciência aberta e ciência cidadã, pelo estabelecimento de parcerias entre bibliotecas e centros de investigação, e terminam na fase de planeamento, implementação e acompanhamento dos projetos. Perspetiva-se que as bibliotecas possam assumir o seu papel de mediadoras e facilitadoras de acesso a recursos e serviços de informação, e que se posicionem no seio dos centros de investigação e da sociedade, enquanto elementos ativos em todas as fases do ciclo de produção do conhecimento.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2687 Portal das Revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa 2021-09-30T11:39:48+01:00 Bruno Marçal bruno.marcal@ucp.pt Ana Folque afg@ucp.pt João Dias joao.dias@ucp.pt Cláudia Catanho ccatanho@ucp.pt Maria Perdigão mperdigao@ucp.pt <p>A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem uma vasta tradição na publicação de revistas científicas nas diversas áreas de conhecimento que a caracterizam. Contudo, após uma análise exaustiva, foi possível constatar uma multiplicidade de contextos, nomeadamente, revistas que já tinham terminado a sua atividade editorial, sendo o suporte de publicação variável entre papel, on-line ou ambos, algumas já faziam uso de uma plataforma como o OJS ou equivalente. O seu nível de aptidão para indexação em bases de referência era igualmente muito díspar, inclusivamente em função das práticas editoriais vigentes, verificando-se ainda assimetrias no que diz respeito às suas políticas de Acesso Aberto. Este levantamento veio confirmar que a disponibilização de uma plataforma passível de ser utilizada por toda a comunidade académica, permitiria alcançar diversos objetivos estratégicos. Assim, foi definida uma linha de ação com vista à implementação de uma infraestrutura de apoio às revistas científicas editadas na UCP, sustentada num conjunto de boas práticas identificadas tanto a nível nacional como internacional. O Portal das Revistas Científicas foi apresentado publicamente em novembro de 2019, registando-se de imediato uma dinâmica muito expressiva, contando neste momento com 23 revistas, 13 das quais ativas, que disponibilizam mais de 7000 documentos em Acesso Aberto.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2765 Repositório de dissertações da rede PROFCIAMB 2021-10-08T03:14:22+01:00 Manuella Marinho Ferreira manuellamferrer@gmail.com Edilza Laray de Jesus ejesus@uea.edu.b Lúcia Helena Pinheiro Martins luciahp.martins@yahoo.com.br <p>A presente pesquisa é resultado da análise quantitativa e qualitativa, com abordagem descritiva e exploratório a fim de evidenciar a importância do repositório de acesso aberto sobre dissertações do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambiantais (PROFCIAMB) – ambiente virtual que promove a quebra de barreiras e a livre circulação da produção intelectual sobre o sistema e a educação ambiental no Brasil. Com os resultados obtidos, foi possível verificar a acessibilidade e usabilidade do repositório, proporciondo ao usuário maior flexbilidade de encontro a informação por meio da interoperabilidade, além de apresentar uma rede de novos saberes compostos por produtos educacionais voltados para a educação básica e para o conhecimento interdisciplinar sobre o sistema ambiental.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2787 Migração da revista Conservar Património para o SARC Light no âmbito da iniciativa Pub In (Portugal): desafios e soluções 2021-10-08T17:11:32+01:00 Elin Figueiredo emf12055@fct.unl.pt Tiago Miguel Ferreira tiago.ferreira@uwe.ac.uk Ana Claro aclaro@fcsh.unl.pt Sílvia O. Sequeira silvia.sequeira@fct.unl.pt Ana Z. Miller anamiller@uevora.pt Salima Rehemtula ssr@fct.unl.pt <p>A presente comunicação aborda a migração da revista Conservar Património para o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) através do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC Light) lançado no âmbito da iniciativa Pub In em Maio de 2020. A discussão aqui apresentada foca-se na experiência, nas opções e nas estratégias tomadas no âmbito desta acção.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2705 “Fora da Caixa” 2021-10-04T10:34:28+01:00 Pierre Marie pierremarie@ces.uc.pt Pedro Réquio pedrorequio@ces.uc.pt Eduardo Albuquerque eduardoalb.fl@gmail.com Filomena Calhindro filomena.calhindro@uc.pt <p>O projeto “Fora da Caixa”, visa divulgar as coleções do Centro de Documentação 25 de abril da Universidade de Coimbra em Portugal (CD25A) através de vídeos publicados no YouTube. Pretende divulgar a história contemporânea portuguesa a partir de documentos e contribuir assim para a Ciência Aberta e a educação para a cidadania. Constitui igualmente uma ferramenta para cativar novos públicos, nomeadamente os mais jovens. Este projeto resulta de uma parceria entre o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e o projeto “25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa”, do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (PTDC / COM-CSS / 29423/2017).</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2793 O repositório institucional do ISEG 2021-10-08T19:46:21+01:00 Dália Maria Guerreiro dguerreiro@uevora.pt Duarte Meireles duarte@iseg.ulisboa.pt <p>O propósito deste estudo é analisar a relevância do repositório, através o levantamento dos dados estatísticos relativos, quer aos documentos depositados, quer à sua utilização vista através do número de acessos. Pretende-se validar a hipótese de que o repositório tem vindo a consolidar-se junto da comunidade académica o que determina o crescente impacto da produção científica fora da instituição.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2714 Dados abertos e atribuições de autoria 2021-10-04T22:52:58+01:00 Silvia Galleti silvia.galleti@sp.gov.br Simone Bacilieri simone.bacilieri@sp.gov.br Eliane Vieira eliane.vieira@sp.gov.br <p>A Ciência Aberta é um movimento internacional que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. Neste trabalho relata-se a experiência dos <em>Arquivos do Instituto Biológico</em> (AIB) ante as informações da disponibilidade de dados e uso da taxonomia CRediT, contidas no volume 87 de 2020, quando se iniciaram as coletas desses elementos. A AIB é uma revista científica de Ciências Agrárias e adota a via dourada de acesso aberto. No início de 2020, os autores dos artigos aceitos recebiam uma solicitação para informar a disponibilidade dos dados. Mesmo atendendo ao pedido, a percepção é que eles ainda não estão preparados para a disponibilização e compartilhamento dos dados. Mesmo adotando a taxonomia CRediT, identificaram-se alguns problemas na atribuição de autoria. Conclui-se que os autores que publicam na AIB ainda não têm o conhecimento adequado sobre o que é e como fazer a gestão dos dados de pesquisa, assim como não utilizam repositórios abertos para armazenamento desses dados; também não existe a compreensão da correta atribuição de autoria. É necessária uma maior conscientização e capacitação dos autores pelas instituições a que estão vinculados, tanto para os aspectos dos dados abertos como da autoria do trabalho.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2802 Acesso aberto no Extremo Norte do Brasil 2021-10-08T22:31:50+01:00 Hellinton Staevie dos Santos hellinton.staevie@gmail.com Manuella Marinho Ferreira manuella.ferreira@ufrr.br <p>Este trabalho tem por objetivo analisar se há interlocução entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação de Qualidade e 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os sistemas informacionais da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Federal do Amazonas, tendo como referência o ano de 2021. Tem-se que o Repositório Institucional da UFAM- RIU, conta, atualmente, com 3.932 documentos, dos quais, 2.265 são produções em acesso aberto. No caso do Repositório Institucional da UFRR, são 422 documentos, compreendendo 279 objetos em acesso aberto. É possível depreender-se que as plataformas estudadas atendem aos requisitos 4 e 9 propostos pela ONU, fomentando, paulatinamente, o progresso da ciência ao se eliminarem barreiras.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2731 Os princípios FAIR mediante um olhar biblioteconômico 2021-10-06T19:03:17+01:00 Ana Karoline França de Menezes Ana akarolinemenezes@gmail.com Guilherme Ataíde Dias guilhermeataide@ccsa.ufpb.br Arthur Ferreira Campos arthurfcampos94@gmail.com Virgínia Bentes Pinto vbentes@ufc.br <p>O trabalho trata sobre os princípios FAIR agregandos a um olhar biblioteconômico, realizando uma análise e incorporando os princípios as praticas da biblioteconômia. A pesquisa se mostra qualitativa, de natureza básica e de cunho bibliográfico exploratório. Possui como público-alvo bibliotecários e gestores de dados. Embora existam diferenças entre ambas, pode-se observar também as semelhanças, pois tanto os princípios FAIR, quanto às práticas biblioteconômicas trazem como foco a organização, acessibilidade, uso e disponibilidade adequada do dado/ informação para o pesquisador/usuário. De modo que nos princípios FAIR o findable se ocupa com que o dado seja achado, utilizando identificadores globais , tem-se nas práticas que a catalogação, classificação e a indexação também possuem o foco na localização do documento no acervo, de modo a usarem identificadores para localizarem o livro no acervo. Isto posto, tem-se que enquanto o Accessible, trata da acessibilidade do dado, se ele está são acessíveis, mesmo quando os dados não estão mais disponíveis, visto assim, perante as práticas biblioteconômicas: a catalogação, classificação e a indexação, quando se classifica, consegue-se obter um acesso ao documento. Quanto ao Interoperable, observa-se sua ligação com a indexação de forma que ambos lidam com a representação temática, de<br />forma que, no princípio da interoperabilidade dados usam vocabulários que seguem os princípios FAIR, visto assim ambos se ocupam em obeter resultandos precisos para que haja a interligação entre as obras/ dados encontrados, nas bibliotecas e base de dados.Por fim o Reusable em consenso com a reutilização de dados, retrata nada mais que um dos processos do tratamento da informação ao se aplicar a catalogação, classificação e a indexação e organizar a informação para que ela seja usada e reusada<br />mediante a necessidade do usuário. Portanto espera que com esse debate possa-se chegar a um maior entendimento sobre a relevância dos princípios FAIR na gestão de dados asim como trazer uma elucidação quanto a similaridade entre ambos de modo a auxiliar os profissionais da biblioteconomia e os que lidam com gestão de dados. </p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2813 A produção científica sobre metadados em periódicos brasileiros A1 em Ciência da Informação 2021-10-18T04:28:46+01:00 Leandro da Conceição Borges leandrocb@ufmg.br Marlene Oliveira marleneotmelo@gmail.com <p>O estudo da produção científica sobre metadados justifica-se como um aporte teórico aos profissionais da informação para a realização diária das suas atividades profissionais. A presente pesquisa, classificada quanto aos seus objetivos como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa buscou nos periódicos brasileiros em Ciência da Informação, classificados como A1 na avaliação quadrienal (2013-2016), estudos com a temática metadados. A se saber, os periódicos em questão, todos em acesso livre são: Informação &amp; Sociedade, Transinformação e Perspectivas em Ciência da Informação. Exportou-se os dados dos sites dos três periódicos para o gerenciador de referências Zotero para a melhor visualização da informação. Ao todo foram 42 resultados, que correspondem a soma dos dados encontrados nos três periódicos. Os resultados apontaram uma escassez de estudos com a abordagem da temática, sendo a web semântica o assunto de maior frequência nas pesquisas, e Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos a autora com maior número de estudos publicados. Pretende-se com este estudo ampliar o monitoramento das pesquisas sobre metadados, incluindo mais periódicos da área, com outros estratos, para verificar o estado da arte da produção científica sobre metadados em periódicos nacionais em Ciência da Informação.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2742 A produção científica de acesso aberto sobre gestão de dados de pesquisa e seus indicadores de atenção e impacto 2021-10-07T01:46:00+01:00 Marília Catarina Andrade Gontijo mariliacgontijo@gmail.com Raíssa Yuri Hamanaka raissa0201@gmail.com Ronaldo Ferreira de Araújo ronaldfa@gmail.com <p>A Ciência Aberta pode ser caracterizada como um movimento colaborativo que engloba acesso aberto, educação aberta, dados científicos abertos, ferramentas e materiais científicos abertos, ciência cidadã e cadernos de pesquisa abertos (Albagli&nbsp;<em>et al.</em>, 2014; Ribeiro<em>&nbsp;et al.,</em>&nbsp;2019). A ciência contemporânea se orienta por dados e o estudo de processos, técnicas e ferramentas que possibilitam o compartilhamento de dados de pesquisa podem contribuir para o movimento de Ciência Aberta. A&nbsp;presente pesquisa pretende responder: como se&nbsp;caracteriza o desempenho da produção científica sobre gestão de dados de pesquisa (GDP)? Portanto, objetivou-se analisar a produção científica em acesso aberto sobre gestão de dados de pesquisa, a partir de indicadores altmétricos e bibliométricos em complementaridade. Foi realizada a&nbsp;coleta de dados&nbsp;na <em>Web of Science</em>, &nbsp;considerada uma das principais e mais tradicionais bases de dados (Silva&nbsp;&amp;&nbsp;Grácio, 2017),&nbsp;utilizada em trabalhos correlatos (Guimarães &amp; Bezerra, 2019), e em pesquisas de levantamento de produções científicas em acesso aberto (Costa &amp; Alvim, 2017; Dorneles, 2020), no período de 2017 a&nbsp;fevereiro de&nbsp;2021, pelos termos “<em>data scienc</em>e”, “data management” e “<em>digital curation</em>”, no campo de título.&nbsp;Foi utilizado o <em>software VOSviewer</em>&nbsp;para visualização de&nbsp;mapas bibliométricos e&nbsp;o sistema <em>Altmetri</em><em>c </em>para o rastreamento da atenção on-line dos artigos. Recuperaram-se&nbsp;486 artigos&nbsp;dos quais 284&nbsp;(58,43%) obtiveram menções,&nbsp;com um total geral de 7.533 menções distribuídas&nbsp;em fontes da web social. O <em>Twitter </em>se destacou com 7.237, reforçando os estudos de Haustein <em>et al</em>. (2013)&nbsp;e Araújo e Furnival (2016) que o indicam como a fonte mais utilizada na disseminação de pesquisas. Os países que mais disseminaram suas produções nessas&nbsp;fontes foram Estados Unidos, Inglaterra e Canadá com 1.741, 751&nbsp;e 221&nbsp;menções.&nbsp;E os periódicos <em>Nature Ecology &amp; Evolution</em>&nbsp;com uma publicação mencionada 1.356 vezes, P<em>roceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America </em>com três&nbsp;publicações mencionadas 492&nbsp;vezes&nbsp;e <em>Big Data</em>&nbsp;com duas pesquisas mencionadas 305 vezes. Os indicadores bibliométricos permitiram identificar que houve crescimento da produção científica e das citações no período pesquisado&nbsp;e, consequentemente, de seu impacto. Os países com mais publicações foram Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha&nbsp;com 160, 60 e 52 publicações; os autores mais produtivos, Ricardo-Adan Salas-Rueda (nove&nbsp;artigos), Rodrigo-David Salas-Rueda (seis) e Joern Loetsch (quatro), e os periódicos científicos, <em>IEEE Access</em>&nbsp;(15 artigos), <em>PLOS ONE</em>&nbsp;(sete) e <em>Sensors </em>(sete). Os resultados corroboram com a multidisciplinaridade presente na GDP (Gomes, 2019; Zhang&nbsp;&amp;&nbsp;Eichmann-Kalwara, 2019) e o fato de ser uma temática em desenvolvimento (Guimarães&nbsp;&amp;&nbsp;Bezerra, 2019; Zhang&nbsp;&amp;&nbsp;Eichmann-Kalwara, 2019).&nbsp;O mapa de coocorrência de palavras-chave identificou que os maiores agrupamentos foram formados ao redor dos termos <em>Data Science, data management </em>e<em>&nbsp;Big Data</em>.&nbsp;Apesar de haver interesse na produção científica sobre GDP, com o aumento das citações e menções, são necessárias novas pesquisas que analisem outros indicadores dessa produção científica,&nbsp;com levantamento em outras bases de dados,&nbsp;o que permitirá &nbsp;maior compreensão sobre os níveis em que a GDP colabora com as práticas da Ciência Aberta.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2685 A implementação de um sistema CRIS 2021-09-30T11:30:57+01:00 Bruno Marçal bruno.marcal@ucp.pt Ana Folque afg@ucp.pt João Dias joao.dias@ucp.pt Cláudia Catanho ccatanho@ucp.pt Maria Perdigão mperdigao@ucp.pt <p>A Universidade Católica Portuguesa, na qualidade de Research University, implementou um sistema CRIS (Current Research Information System), denominado CiênciaUCP. Destacamos, neste documento, alguns aspetos que resultaram do processo de implementação, bem como as funcionalidades que a plataforma disponibiliza. São referenciadas as abordagens à gestão da produção científica, a interoperabilidade com sistemas internos e externos à instituição, a gestão de teses e dissertações defendidas na UCP e a obtenção de métricas e indicadores. Por fim, são referidos outros módulos disponíveis na plataforma, mas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento, como dos dados de investigação, projetos/financiamento e produção científica não-textual.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2761 Acessibilidade web para usuários com deficiência nos repositórios institucionais 2021-10-08T01:02:48+01:00 Levi Cadmiel Amaral da Costa levy.cadmiel@gmail.com Arthur Ferreira Campos arthurfcampos94@gmail.com Ítalo José Bastos Guimarães italo.guimaraes@ifgoiano.edu.br Marckson Roberto Ferreira de Sousa marckson.dci.ufpb@gmail.com <p>Frequentemente são identificadas barreiras com as quais usuários com deficiência se deparam ao tentar integir em ambientes digitais, incluinse no que diz respeito aos repositórios institucionais. Esta pesquisa visa responder o seguinte questionamento: Quais as barreiras de acesso à informação com as quais usuários com deficiência se deparam ao tentarem interagir com repositórios institucionais? Desta forma, objetivo desta investigação é apresentar as barreiras de acesso à informação com as quais usuários com deficiência se deparam ao interagir com repositórios institucionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. Os resultados apresentam as barreiras: páginas não estruturadas adequadamente, elementos visuais sem descrição textual, páginas inadaptáveis às tecnologias assistivas, inviabilidade de utilizar apenas o teclado para navegar na página, despadronização em nomes de arquivos, informações organizadas de forma imprópria, ausência de recursos de acessibilidade, ausência de opções de alterações de contraste e cor, ausência de opções de alterações de tamanho da fonte, cabeçalhos mal demarcados, erros em tabelas e listas, links quebrados e documentos inacessíveis. Conclui-se que os repositórios geralmente não são desenvolvidos considerando as necessidades das pessoas com deficiência, sendo necessária a aplicação de aspectos de acessibilidade nestes repositórios, visando que todos os sujeitos inseridos no meio científico tenham acesso à informação científica.&nbsp;</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2694 O RUBI e o Rubicão 2021-10-01T16:05:52+01:00 Vitor Silveira vitor655@gmail.com CleaMara Barrada dos Reis cleamara2009@gmail.com Ana Ligia Medeiros analigiabb@gmail.com <p class="western" lang="en-US" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-PT">O Rubi – Repositório da Fundação Casa Rui Barbosa, criado em 2016, tem sido o canal de acesso aberto das inúmeras coleções do acervo da Casa de Rui Barbosa, dentre as quais as obras completas de Rui Barbosa, Literatura de Cordel, Jornais Raros do século 19, bem como a produção intelectual de seus pesquisadores. Para atestar a efetiva disponibilidade daqueles acervos, procedemos à análise dos fundamentos de Acessibilidade e Usabilidade no Rubi. Verificados estes fundamentos, tal qual nos outros mais de 5500 repositórios institucionais no mundo, pelo próprio conceito de acesso aberto, os protocolos de Confiabilidade e Visibilidade permitem o compartilhamento das unicidades dentre repositórios, ampliando a disseminação e criação de conhecimentos, isto é permitem a Interoperabilidade. </span></span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2702 Ciência cidadã como instrumento de inclusão social 2021-10-04T00:10:58+01:00 Lucas Henrique Alves da Silva lucashenalsi@gmail.com Izabel França de Lima belbib@gmail.com <p>A ciência cidadã consiste em uma abertura à participação da sociedade na produção do conhecimento científico, proporcionando a inclusão de atores sociais de diferentes segmentos sociodemográficos no processo de investigação científica. Este estudo objetiva compreender como a ciência cidadã pode configurar-se como um instrumento de caráter inclusivo, tendo em vista as desigualdades que excluem diversos grupos sociais da construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, amparada por uma perspectiva indiciária, no intuito de estabelecer relações entre as práticas estudadas. Como resultados, evidenciaram-se as formas pelas quais a ciência pode se aproximar do público e como a ciência cidadã promove uma maior inclusão social, tendo em vista o caráter educativo, instrutivo, ocupacional e democrático de seus objetivos e projetos. Constatou-se também que essa inclusão pode efetivar-se principalmente a partir da alfabetização científica e da participação de diversos segmentos da população nos projetos de ciência cidadã.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2791 Identificando repositórios de dados no Brasil 2021-10-08T18:56:09+01:00 Igor Yure Ramos Matos igor.matos@edu.udesc.br Divino Ignácio Ribeiro Júnior divino.ribeiro@udesc.br <p>As práticas do e-Science visam o reuso de recursos, compartilhamento, colaboração e agilidade do desenvolvimento científico. O compartilhamento dos dados de pesquisa é fundamental para concretização dessas práticas. Repositórios de dados de pesquisa são baseados em infraestruturas tecnológicas que armazenam dados em diferentes formatos, obtidos nas pesquisas, em quantidade expressiva e que requerem tratamento computacional. Este relato de pesquisa é parte do estudo “Repositórios de dados: projeto de implantação e gestão de dados científicos” desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC. Uma das etapas desse estudo consiste em identificar repositórios de dados no Brasil e suas características, plataformas e processos de Gestão. O procedimento metodológico consistiu no levantamento de fontes no Registry of Research Data Repositories Intiative – re3data.org, no portal www.dataverse.org e no metabuscador de dados de pesquisa metabuscador.uspdigital.usp.br. Identificou-se 15 repositórios de dados de pesquisa em funcionamento, 93% em órgãos públicos e 7% em universidades privadas. Em relação ao software, 46% utilizam DSPACE, 46% DATAVERSE e 8% softwares desenvolvidos localmente. São poucos repositórios instalados e em razão do pouco tempo da existência, entende-se que há um amplo espaço para estudos técnicos e de pesquisa em nível de pós-graduação.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2710 Ciência Aberta 2021-10-08T16:37:02+01:00 Luiz Gustavo de Sena Brandao Pessoa gustavobrandao@bol.com.br Marckson Roberto Ferreira de Sousa marckson.dci.ufpb@gmail.com João Marcelo Alves de Macedo joao.marcelo@academico.ufpb.br <p>O acesso aberto nos remete a ideia de que qualquer pessoa pode pesquisar e ter acesso a dados sem que tenha que pagar por isso. No Brasil, essa realidade ainda caminha de forma incipiente. Percebe-se que a comunidade científica de forma geral, precisa estar associada a algum repositório científico para que se tenha acesso aos dados da pesquisa. Neste sentido cabe destacar os avanços na política de disponibilização de dados a partir da sua disponibilização nos portais institucionais das unidades federativas brasileiras, os municípios. Tal fato propicia experiência de pesquisas voltadas para o acompanhamento da gestão na realização dos gastos públicos e, consequentemente nos serviços à sociedade. Nesse contexto, essa pesquisa tem por finalidade discutir, à luz da Ciência da Informação, a experiência e relevância da publicação institucional de dados em acesso aberto dos portais institucionais das unidades federativas das capitais do nordeste brasileiro no que se refere à abertura de dados no combate à Covid-19. Para realizar essa pesquisa, foi feito uma revisão na literatura e observação nos dados disponibilizados nos portais da transparência, onde observou-se que essa plataforma reúne em seu acervo um repositório que preserva e disponibiliza dados de transparência pública a qualquer interessado.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2808 Uma coleção de dados estratificados em acesso aberto para análises bibliométricas 2021-10-09T13:50:03+01:00 Thiago Magela Rodrigues Dias thiagomagela@gmail.com Patrícia Mascarenhas Dias patriciamdias@gmail.com <p>No contexto atual, os estudos sobre dados científicos têm atraído o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo em vista seu potencial para melhor compreender como as pesquisas em uma determinada área têm sido realizadas, ou como grupos de pesquisadores têm colaborado no desenvolvimento de seus trabalhos. Logo, se torna evidente a necessidade em se disponibilizar dados para que sejam analisados, principalmente em formatos abertos e estruturados. Destaca-se, a importância de compreender grandes conjuntos de dados, que em geral não são disposníveis facilmente, tornando grande parte dos estudos, limitados a pequenos conjuntos de dados, ou dependentes dos repositórios em que estes estão armazenados. Diante disso, este trabalho descreve um conjunto de dados estratificados contendo informação sobre os indivíduos com currículos cadastrados na Plataforma Lattes e que possuam doutorado concluído. O trabalho também apresenta uma descrição quantitativa sobre os dados coletados, bem como uma descrição geral dos conjuntos de dados disponibilizados.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2738 Mapeando possibilidades de convergência entre os Princípios FAIR e os estudos em encontrabilidade 2021-10-06T23:03:14+01:00 Arthur Ferreira Campos arthurfcampos94@gmail.com Ana Karoline França de Menezes akarolinemenezes@gmail.com Guilherme Ataíde Dias guilhermeataide@ccsa.ufpb.br Marckson Roberto Ferreira de Sousa marckson.dci.ufpb@gmail.com <p>Executar um bom gerenciamento de dados contribui para otimizar a recuperação e a encontrabilidade em sistemas de informação, possibilitando assim, ampliar a descoberta de conhecimento em conjuntos de dados. Os Princípios FAIR (F – Localizável<em>, </em>A – Acessível, I – Interoperável, R – Reutilizável) agregam subsídios para aperfeiçoar a localização, o acesso, a interoperabilidade e o reúso de dados e/ou metadados num viés sistêmico e computacional. Findability agrega subsídios para a navegação, localização, descoberta e recuperação de um objeto em meio web. Isso é ampliado com a encontrabilidade que vislumbra o sistema e o sujeito que o acessa interagindo nesse ambiente digital. Objetiva, dessa forma, mapear possibilidades de convergência entre os princípios FAIR e os estudos em encontrabilidade. Utiliza abordagem qualitativa, de natureza básica. Quanto ao objetivo, é exploratória. Conclui que a encontrabilidade e os princípios FAIR podem dialogar como meios alternativos de gestão de dados abertos, tendo os princípios FAIR operando no sistema e a encontrabilidade agregando valor à relação entre o sujeito e as funcionalidades dos ambientes informacionais.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2679 Implementação das guidelines OpenAIRE 4.0 no DSpace 7 2021-10-08T08:17:08+01:00 José Carvalho jose.carvalho@usdb.uminho.pt Raquel Truta raquel.truta@usdb.uminho.pt Paulo Graça paulo.graca@fccn.pt Paulo Lopes plopes@fccn.pt Fernando Ribeiro fernando.ribeiro@fccn.pt <p>Este trabalho apresenta os desenvolvimentos da implementação das diretrizes OpenAIRE 4.0 no software DSpace 7 tirando partido das suas novas funcionalidades, nomeadamente da gestão de entidades. Consideramos fundamental para a gestão de ciência interligar estas duas iniciativas e garantir que num contexto global se possa facilmente implementar diretrizes internacionais para facilitar a interoperabilidade nos contextos locais, nacionais e internacionais.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2691 Revistas científicas portuguesas indexadas no Directory of Open Access Journals (DOAJ) 2021-09-30T16:32:35+01:00 Clara Boavida clara.boavida@iscte-iul.pt Salima Rehemtula ssr@fct.unl.pt <p>Este trabalho tem como principais objetivos caracterizar as Revistas Científicas Portuguesas (RCPs) incluídas no <em>Directory of Open Access Journals</em> (DOAJ) e analisar a sua evolução ao longo do tempo; tecer algumas considerações em relação aos desafios futuros com que estas RCPs se deparam; sugerir trabalhos futuros com base nos resultados obtidos.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2770 Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) 2021-10-08T08:32:04+01:00 Raquel Truta raquel.truta@usdb.uminho.pt Susana Costa susana.costa@usdb.uminho.pt José Carvalho jose.carvalho@usdb.uminho.pt Eloy Rodrigues eloy.rodrigues@usdb.uminho.pt <p>Esta proposta tem como objetivo apresentar um dos serviços que o projeto RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) disponibiliza à Comunidade há mais de 10 anos. Pretende-se demonstrar o impacto do mesmo pelos registos disponibilizados pelo Portal RCAAP e na visibilidade que acarreta para as Revista Científicas alojadas, assim como para os autores que nelas publicam os seus trabalhos.</p> <p>O Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) (RCAAP, n.d.) é um serviço gratuito disponibilizado pelo&nbsp;p<a href="http://projecto.rcaap.pt/">rojeto RCAAP</a>&nbsp;que tem como objetivo desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitar e apoiar a sua gestão tendo por base as melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal Systems, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.</p> <p>Este serviço alinha os seus objetivos com os do projeto RCAAP que tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do Acesso Aberto ao conhecimento científico em Portugal.</p> <p>O SARC, serviço disponibilizado em 2011 à comunidade, e que em 2021 completa 10 anos de existência, demonstra uma crescente evolução dos indicadores, quer em termos de revistas científicas aderentes ao serviço, como no número de documentos. Retrato dessa evolução, é que após um ano de disponibilização do serviço, em 2012 eram já 5 as revistas científicas agregadas e atualmente conta com 37, sendo que 10 revistas correspondem ao SARC Light<a href="#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a>. A iniciativa nacional PUB IN (PUB IN, 2020) assegura desde 2020 a operação do serviço SARC. Estes números comprovam a pertinência e maturidade deste serviço no seio da comunidade científica e académica.</p> <p>Resultante das revistas científicas agregadas, só do serviço SARC, o Portal RCAAP&nbsp;agrega atualmente mais de 12 mil e 600 registos.</p> <p>Desdobrando os números<a href="#_ftn2" name="_ftnref2"><sup>[2]</sup></a>&nbsp;anteriormente indicados, neste serviço todos os registos encontram-se em Acesso Aberto e o idioma português é o mais representado com 83,78%dos registos.</p> <p>O impacto destes números efetiva-se no número de downloads (3 milhões e 900 mil)<a href="#_ftn3" name="_ftnref3"><sup>[3]</sup></a>&nbsp;ao longo de 10 anos de existência e de mais de 866 mil visualizações<a href="#_ftn4" name="_ftnref4"><sup>[4]</sup></a>&nbsp;no ano de 2020 das revistas alojadas no serviço SARC.</p> <p>Integrar o SARC converte-se numa forma rápida e célere de participar no projeto RCAAP e de ter acesso a ferramentas eficazes de gestão de uma revista científica, para além da visibilidade e impacto que esta integração acarreta para a produção científica dos próprios autores.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"><sup>[1]</sup></a>&nbsp;O SARC Light&nbsp; inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação das revistas científicas e o serviço de apoio (helpdesk). Designado de Light, este serviço não inclui acompanhamento e consultoria às revistas, apenas a disponibilização do software como serviço.</p> <p><a href="#_ftnref2" name="_ftn2"><sup>[2]</sup></a>&nbsp;Números extraídos através da Ferramenta Validade em 22/03/2021 (http://validador.rcaap.pt/03-reports/revistas.rcaap.pt.1616410480855.html)</p> <p><a href="#_ftnref3" name="_ftn3"><sup>[3]</sup></a>&nbsp;Dados extraídos das estatísticas do SARC até Fevereiro de 2021</p> <p><a href="#_ftnref4" name="_ftn4"><sup>[4]</sup></a>&nbsp;Dados extraídos do Google Analytics</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2788 GO FAIR Brasil Saúde 2021-10-08T18:18:36+01:00 Viviane Veiga viviane.veiga@icict.fiocruz.br Simone Faury Dib simone.dib@icict.fiocruz.br Erick Penedo erick.penedo@icict.fiocruz.br Claudete Fernandes de Queiroz claudete.queiroz@icict.fiocruz.br Patrícia Henning henningpatricia@gmail.com <p>Este texto apresenta a Rede de Implementação GO FAIR Brasil Saúde, um dos braços da Rede Brasileira da iniciativa GO FAIR internacional. Faz uma breve contextualização histórica e apresenta um relato das suas principais ações e realizações no período de 2020/2021. Relata os seus objetivos, apresenta os seus 4 grupos de trabalho, o GT Capacitação, GT Ontologias, GT Metadados e Plataformas e GT Políticas com suas respectivas funções. Relaciona a sua participação e coordenação em eventos e finaliza com uma lista das principais publicações, relacionadas ao tema, que foram publicadas pelos seus membros e coordenação da Rede GO FAIR Brasil Saúde.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2715 Implantação do Portal Brasileiro de Ciência Aberta no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) 2021-10-05T15:26:13+01:00 Luciana dos Santos Nahuz lnahuz@gmail.com Fhillipe de Freitas Campos fhillipecampos@ibict.br Marcos Antônio Vieira Faria marcosfaria@ibict.br Danielly dos Santos Ribeiro daniellyribeiro@ibict.br <p><span style="font-weight: 400;">A Ciência tem sido tema de inúmeras discussões e transformações, e hoje pode-se afirmar que a maneira de fazer e comunicar Ciência não é mais a mesma desde quando esta foi fundada. Entende-se que a Ciência Aberta é uma realidade que afeta todo o ciclo da pesquisa. Com isso, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), deu início à implementação do “Portal Brasileiro de Ciência Aberta”, iniciativa que tem por objetivo reunir e disseminar informações referentes ao Acesso e à Ciência Aberta para os mais diversos perfis de usuários. Dada a necessidade de prover diversas informações e a diferentes públicos, fez-se necessária a definição de uma arquitetura informacional com vistas a atender essa diversidade de perfis. Os conteúdos referentes aos sistemas operados pela Coordenação de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica (CODIC) do Ibict foram elaborados a partir da experiência adquirida ao longo dos anos (atendimentos presenciais e por telefone e/ou e-mail) e os conteúdos transversais ao Acesso e Ciência Aberta foram compilados em diferentes fontes informacionais.</span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2805 Acesso a livros na pandemia 2021-10-09T00:36:07+01:00 Amanda Ramalho amanda.ramalho@scielo.org Flávia Rosa fflaviagoulartroza@gmail.com Susane Santos Barros susanesb@ufba.br <p>No atual contexto pandêmico mundial, orientações sanitárias de distanciamento social e todos os efeitos daí decorrentes e ainda ativos, suscitaram alternativas para a continuidade de atividades, para controle da pandemia, remotamente. Nesse cenário, as bases de dados de disponibilização de conteúdo, sobretudo em acesso aberto, mas também o e-commerce, foram aliados dos leitores. O SciELO Livros que em 2021 completa nove anos em operação, se mostrou uma fonte acessível de pesquisa e alternativa para atender o público acadêmico. Este estudo de caso tem como objetivo verificar de que forma a pandemia repercutiu no acesso ao acervo de livros em acesso aberto do Portal SciELO Livros por meio de uma análise comparativa dos anos de 2019 e 2020. Os dados revelaram que a pandemia e a dificuldade de acesso a materiais físicos potencializaram o uso das bases de dados e portais de conteúdo para acesso à informação, resultando em um aumento de 46% nos downloads de livros digitais de acesso aberto, com destaque para os livros de Medicina, Educação, Psicologia e Ciências Sociais. Conclui-se que a pandemia gerou um consumo maior de livros digitais, o que pode produzir efeitos permanentes com potencial para alterar mais rapidamente a configuração da cadeia produtiva do livro.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2745 Literacia científica e ciência aberta 2021-10-07T15:37:30+01:00 Karyn Munyk Lehmkuhl karyn.lehmkuhl@ufsc.br <p>O trabalho investigou aproximações e intersecções entre ciência aberta e a literacia científica. Para responder à pergunta de pesquisa foi realizada uma revisão sistematizada da literatura nas bases de dados Web of Science, Scopus e SciELO. Após seleção e leitura dos textos foram idendificados 06 estudos que apresentaram aproximações entre a ciência aberta a literacia científica. Tais aproximações foram identificadas com auxílio da Taxonomia da Ciência Aberta. Ao classificar os estudos de acordo com a Taxonomia foi possível confirmar que a literacia científica tem intersecções em diversos braços da ciência aberta. Destaca-se o papel das bibliotecas universitárias e bibliotecários como educadores e promotores da literacia científica no contexto da ciência aberta. Apesar deste estudo ser preliminar, é perceptível a importância da literacia científica para a promoção e consolidação da ciência aberta.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2686 Formação de utilizadores no domínio da Ciência Aberta no contexto da implementação de um sistema CRIS 2021-09-30T11:47:42+01:00 Bruno Marçal bruno.marcal@ucp.pt Ana Folque afg@ucp.pt João Dias joao.dias@ucp.pt Cláudia Catanho ccatanho@ucp.pt Maria Perdigão mperdigao@ucp.pt <div style="box-sizing: border-box; font-family: 'Segoe UI', system-ui, 'Apple Color Emoji', 'Segoe UI Emoji', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px;"> <p style="margin-bottom: 11px;"><span style="font-size: 11pt;"><span style="line-height: 107%;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;">A missão das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) tem vindo a alinhar-se com os objetivos transversais das suas instituições, em grande medida orientados para os resultados que decorrem da sua atividade ao nível da investigação, bem como para as questões relacionadas com a Ciência Aberta, promovendo a criação de novos serviços. </span></span></span><span style="font-size: 11pt;"><span style="line-height: 107%;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;">No caso da Universidade Católica Portuguesa, a recente implementação de um sistema CRIS (Current Research Information System), o Ciência-UCP, associado à necessidade de promover junto da sua comunidade um debate participado com vista à criação de uma Política de Ciência Aberta, motivaram o desenvolvimento de algumas atividades formativas. </span></span></span></p> <p style="margin-bottom: 11px;"><span style="font-size: 11pt;"><span style="line-height: 107%;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;">As referidas ações de formação, estrategicamente realizadas nos meses que antecederam a entrada em produção do novo sistema de gestão de informação científica, abarcaram temas como o Acesso Aberto, Dados de Investigação, Ciência Cidadã ou mesmo a Responsabilidade na Investigação e Inovação, mas também ao nível da gestão de perfil do investigador (CIÊNCIAVITAE, ORCID, Scopus e Web of Science). </span></span></span><span style="font-size: 11pt;"><span style="line-height: 107%;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;">De novembro de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas 16 sessões de formação, dirigidas a investigadores e docentes. Como complemento a estas iniciativas, foram prestados outros serviços de apoio, tais como, sessões de esclarecimento individualizadas e a partilha de diversos materiais informativos.</span></span></span></p> </div> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2762 Reflexões multidisciplinares da Ciência Aberta em vivências de discentes e docentes 2021-10-08T09:36:33+01:00 Carolina Rodrigues Barreiros da Silva carol.crbs@gmail.com Simone Auxiliadora Borges Oliveira simone.borges@fiocruz.br Alex de Oliveira Vasconcelos alexdeoliveiravasconcelos@gmail.com Amanda Orlando Reis amanda.reis@ini.fiocruz.br Ana Isabella Sousa Almeida sbllalmeida@gmail.com Danielle Cristina Tenório Varjal de Melo danivarjal@gmail.com Everson Justino Pereira everson_justino@hotmail.com Letícia Maria Correia Katz leticiackatz@gmail.com Luisi Maria Costa de Oliveira luisi.costa43@gmail.com Nereide Santos Lisboa nereideslisboa@gmail.com Rafaela Lira Nogueira de Luna rafaelalira.luna@hotmail.com Sandro Bastos dos Santos sandro.santos@far.fiocruz.br Tayana Patrícia Santana Oliveira de Sá tayanasa4@gmail.com Vanessa Pires de Farias vanessap@biof.ufrj.br Viviane Veiga viviane.veiga@icict.fiocruz.br <p>O movimento em prol da Ciência Aberta (CA) abarca diferentes escolas de pensamento e diferentes iniciativas, defendendo não somente o acesso aberto às publicações e aos dados, mas também uma maior transparência no processo de pesquisa. Entretanto percebe-se uma resistência do pesquisador à adesão às práticas de CA. Este artigo sintetiza argumentos pró e contra ao movimento da CA percebidos a partir de reflexões desenvolvidas no âmbito de disciplina eletiva de curso de pós-graduação stricto sensu interdisciplinar. Os resultados da discussão realizada por discentes e docentes são apresentadas em oito categorias: reprodutibilidade, acesso aberto, dados abertos, transparência, assimetria entre setor público e privado, integridade, avaliação por pares aberta e <em>preprints</em>, sistema de avaliação da produção científica e políticas de Ciência Aberta. Em síntese, por um lado o uso das práticas de CA parece ter potência para revelar dilemas sobre integridade e promover a abertura de dados de pesquisa, o que pode “assombrar” pesquisadores. Por outro lado, a possibilidade de mitigar riscos à qualidade das evidências científicas, fortalecer a reprodutibilidade e a credibilidade na ciência favorece a disseminação destas práticas e de seu debate nos ambientes formativos do pesquisador contribuindo para o distensionamento ao uso de práticas de CA.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2695 Repositório institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento 2021-10-01T20:33:23+01:00 Dayse Carias Bersot bersot@gmail.com Karolyne Neves da Silva karolynens.26@gmail.com <p>Este trabalho apresenta a trajetória de criação, desenvolvimento e implementação da Coleção Digital de Publicações do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA/SPV-OPAS/OMS) dentro do Repositório Institucional da Organização Pan-Americana da Saúde – PAHO IRIS. Idealizada em 2017 como um projeto de&nbsp; preservação e disseminação da memória institucional em Saúde Pública Veterinária da OPAS/OMS, esta proposta teve como objetivo principal manter viva e acessível a história e memórias descritas em mais de 1000 publicações preservadas pelo Centro de Gestão do Conhecimento de PANAFTOSA na coleção do Repositório Institucional da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS (PAHO-IRIS), que além de fortalecer e apoiar as iniciativas para o desenvolvimento de ações futuras em Saúde Pública Veterinária da OPAS/OMS, trazem ao conhecimento público todos os projetos, ações, pesquisas e trabalhos registrados em 70 anos de atuação em prol da saúde dos países das Américas.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2703 Ciência aberta 2021-10-04T01:17:01+01:00 Priscila Carvalho carvalho.priscila@gmail.com Marcos Ramos marcosgon54@hotmail.com Rosali Souza rosali@ibict.br <p>A comunicação apresenta o resultado do mapeamento das bibliotecas e os serviços prestados aos usuários em 30 universidades federais brasileiras das regiões Sudeste e Sul, abordando as seguintes questões: Qual o papel da biblioteca na universidade? A biblioteca disponibiliza serviços para o desenvolvimento da pesquisa científica e a ciência aberta? Quantas revistas científicas são publicadas pelas universidades em acesso aberto? A biblioteca tem serviço de curadoria? A partir da perspectiva da Ciência da Informação, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva nos websites das bibliotecas e das revistas científicas em outubro de 2020. O resultado revelou um número representativo de bibliotecas universitárias e revistas científicas nas regiões estudadas, demonstrando a importância de ambas para a preservação da memória acadêmica e desenvolvimento da pesquisa científica no país. As bibliotecas estudadas possuem diversos serviços de estímulo e apoio ao ensino, pesquisa e extensão, acompanhando a mudança do papel tradicional da biblioteca universitária para um centro de compartilhamento e conhecimento para a ciência aberta.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2792 Publicações científicas e sua inserção na Ciência Aberta 2021-10-08T20:08:32+01:00 Gildenir Carolino Santos rdbci@unicamp.br Danielle Thiago Ferreira danif@unicamp.br <p>O presente trabalho tem como objetivo resgatar a evolução e as boas práticas implementadas pela RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP em relação ao desenvolvimento do acesso aberto e Ciência Aberta desde sua criação em 2003. O estudo se identifica com a aplicação da metodologia etnografia e as descrições documentais que constituíram a formação da revista desde a data de sua criação. Como resultado, destacamos o estudo recente sobre as boas práticas dos periódicos brasileiros de acesso aberto, em que a RDBCI se qualifica como uma das publicações que mais inova em ações de boas práticas de publicações, é vista também como uma das publicações que possui navegabilidade e acessibilidade a partir do software que é utilizado por ela. Para enfatizar os valores associados a Ciência Aberta, conclui-se que a revista segue as diretrizes para a Ciência Aberta, e entendemos que é imprecindivel a evolução para proporcionar a sua comunidade uma postura séria e eficiente dentre as publicações que adotam tal modalidade na comunidade científica.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2729 Acessibilidade dos repositórios digitais para deficientes visuais 2021-10-08T13:44:51+01:00 Aline Karoline da Silva Araujo alinekaroline4@gmail.com <p>Pretende-se discorrer sobre a importância do movimento Open Access (Acesso Aberto) para a disponibilização da literatura acadêmica e científica, sem restrição (quando legais) de acesso, uso e disseminação, tornando-se, assim, uma ferramenta relevante para os deficientes visuais, pois o acesso livre à informação científica não representa apenas a promoção de acesso ao seu conteúdo, mas também a eliminação das barreiras que dão acesso a ele. Apresenta brevemente as origens do termo “repositórios digitais”, seus tipos e características. Tem como objetivo principal verificar a acessibilidade para deficientes visuais das páginas Web de dois repositórios institucionais da região Nordeste do Brasil: a Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura que trata sobre o tema abordado em diferentes tipos de fontes, e a pesquisa exploratória, que se utilizará de observação e da análise para identificar como ocorre a acessibilidade à informação para deficientes visuais na amostra de pesquisa, buscando-se também, caso seja necessário, sugerir possíveis alterações na situação pesquisada. Para o levantamento de dados, pretende-se fazer uso da ferramenta AccessMonitor, um validador automático disponibilizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, que verificará a aplicação das diretrizes de acessibilidade das telas iniciais dos repositórios, levando em consideração as diretrizes de acessibilidade criadas pelo World Wide Web Consortium (W3C) e a utilização de dois dos atributos e recomendações propostos por Vechiato e Vidotti (Acessibilidade e Usabilidade) para analisar a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais. Pretende-se responder ao problema de pesquisa de como ocorre a acessibilidade informacional para os deficientes visuais nos dois repositórios institucionais pesquisados, e propor, se for o caso, caminhos para potencializar o acesso à informação pelos deficientes visuais nessas bases de dados on-line. É inegável o importante papel da Ciência Aberta, através dos repositórios digitais, em especial dos repositórios institucionais, na democratização da informação e do conhecimento científico institucional. No entanto, para que estes repositórios cumpram completamente a sua função de oferecer acesso a qualquer usuário, independentemente da sua limitação ou deficiência, eles precisam apresentar uma acessibilidade Web apropriada. O cerne de meu interesse acadêmico está em buscar formas de que a informação científica esteja ao alcance dos cidadãos com deficiência visual nesses repositórios brasileiros pesquisados.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Acesso aberto; Acessibilidade Web – Repositórios institucionais; Deficientes visuais – Inclusão digital.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2809 Avaliando o fator de impacto de periódicos em acesso aberto 2021-10-09T14:21:19+01:00 Thiago Magela Rodrigues Dias thiagomagela@gmail.com Patricia Mascarenhas Dias patriciamdias@gmail.com Gray Farias Moita gray@dppg.cefetmg.br <p>Este trabalho tem como objetivo apresentar uma distribuição dos periódicos em acesso aberto utilizados pelos pesquisadores brasileiros considerando os Fatores de Impacto dos periódicos. Para tanto, são utilizados os currículos cadastrados na Plataforma Lattes como fonte de dados para as análises. Atualmente, os dados curriculares da Plataforma Lattes têm sido fonte de diversos estudos que adotam métricas bibliométricas para compreensão da evolução científica no Brasil. Além dos dados da Plataforma Lattes, também são utilizados dados do DOAJ, para validação dos periódicos que estão em acesso aberto. Como resultado, foi possível apresentar a distribuição do conjunto analisado pelos seus Fatores de Impacto, bem como, uma distribuição das publicações considerando as áreas de atuação dos autores.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2740 Padrões de metadados utilizados em repositórios de objetos virtuais de aprendizagem 2021-10-07T00:40:22+01:00 Edilson Leite Silva souedilsonleite@gmail.com Marckson Roberto Ferreira de Sousa marckson.dci.ufpb@gmail.com <p>Os repositórios de objetos de virtuais de aprendizagem são espaços informacionais digitais importantes no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o armazenamento, acesso, uso e compartilhamento de recursos educacionais digitais, de forma gratuita. Neste contexto, é fundamental que os repositórios adotem padrões de metadados para facilitar o acesso aos recursos por partes dos professores e alunos, seus principais usuários. Diante deste contexto, o objetivo desta proposta, é verificar os padrões de metadados utilizados por um conjunto de Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, para descrição dos recursos educacionais digitais neles disponibilizados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que a maioria dos repositórios pesquisados não utilizam metadados&nbsp; de acordo com padrões recomendados e/ou aceitos internacionalmente. Conclui-se ser fundamental que os Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, adotem padrões internacionais de metadados na descriçao dos recursos educacionais, no intituito de facilitar o acesso, uso e compartilhamento dos recursos que disponibilizam.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2681 O plano de dados abertos do município de Lisboa e a sua adequação às disposições legais e regulamentares acerca da partilha de dados abertos 2021-09-29T15:30:14+01:00 Gabriela Xavier da Silva gabriela.silva@edu.ulisboa.pt Elem Rodrigues de Oliveira elem.oliveira@edu.ulisboa.pt Pedro Guerra pedro.guerra@edu.ulisboa.pt Raquel Lopes de Araujo Soares soares.raquel@edu.ulisboa.pt <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho aborda a questão dos dados abertos na administração pública municipal. Tem como objetivos identificar os pontos de contacto entre o Plano de Dados Abertos para a Cidade de Lisboa (PDACL) e a legislação portuguesa acerca de dados abertos e verificar se o PDACL inclui orientações sobre segurança dos dados. A pesquisa consiste em uma investigação documental numa abordagem qualitativa.&nbsp; Concluímos que o PDACL se adequa às disposições legais portuguesas acerca da partilha de dados abertos e viabiliza a disponibilização de dados de apoio à decisão, em formatos e com licenças para acesso à informação. Contudo, verificámos que do PDACL não constavam orientações para segurança dos dados, não tendo sido localizados os planos de dados abertos elaborados para os anos posteriores a 2017.</span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2692 Análise bibliométrica e comparativa de publicações 2021-09-30T17:26:30+01:00 Marina Aleixo marina.raleixo@gmail.com Maria Fernandes a41495@campus.fcsh.unl.pt Gislane Costa gislainecosta_91@hotmail.com <p>As revistas de acesso aberto têm ganho cada vez mais proeminência à medida que os investigadores compreendem a importância da comunicação das suas pesquisas para o público em geral, não somente entre a comunidade científica. Revistas como a Páginas a&amp;b: arquivos e bibliotecas (Portugal) e Perspectivas em Ciência da Informação (Brasil) são bons exemplos deste tipo de publicações na área da Ciência da informação. Nesse sentido, este estudo vem contribuir com uma análise bibliométrica e comparativa das publicações entre 2016-2020, com o objetivo de traçar um perfil de tendências a partir delas. Concluiu-se que os temas estão mais voltados para a gestão do que para o tecnicismo da área.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2701 O podcast como instrumento de popularização da comunicação científica 2021-10-03T15:58:06+01:00 Diego Leonardo de Souza Fonseca diego.fonseca@ifam.edu.br <p>Ao abordar a necessidade de promover o acesso aberto ao conhecimento científico, pode-se mencionar a divulgação científica como um instrumento essencial de propagação da ciência na sociedade. A imersão dos podcasts na sociedade e na própria comunicação científica advém de um cenário de desenvolvimento tecnológico e de inclusão social, cuja relação das pessoas com o conteúdo difundido nas plataformas de streaming passou a fazer parte do cotidiano, principalmente pelo acesso nos dispositivos móveis. Dentro da comunidade acadêmica, os podcasts surgiram a partir das iniciativas dos projetos de extensão com o objetivo de popularizar a ciência a partir da proposta de divulgação científica, tendo como enfoque a alcançabilidade da comunidade não acadêmica, o combate a desinformação e a necessidade de promover o acesso ao conhecimento científico de maneira mais informal. O objetivo desse estudo foi de analisar a propositura de alguns projetos de extensão de universidades públicas brasileiras que se utilizam do podcast como instrumento de difusão e popularização da ciência no Brasil. O estudo ainda está em andamento com a finalidade de ampliar os nichos de investigação sobre o uso das plataformas digitais e do streaming para a popularização da ciência nas universidades públicas do Brasil.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2789 Compartilhamento de dados de pesquisa antes ou após a publicação? 2021-10-08T18:21:52+01:00 Viviane Veiga vivianesantosveiga@gmail.com Erick Penedo erick.penedo@icict.fiocruz.br Rejane Machado rejane.machado@icict.fiocruz.br Vanessa de Arruda Jorge vanessa.jorge@fiocruz.br Maria Eduarda Alves Maia Teixeira mariaeduardaalves329@gmail.com <p>O compartilhamento de dados de pesquisa é fundamental para prover o acesso a esses dados. Esta pesquisa objetiva identificar a percepção dos pesquisadores da saúde quanto aos custos e benefícios do compartilhamento de dados de pesquisa antes e após a publicação do artigo. A metodologia utilizada foi o uso de dois instrumentos de coleta de dados: questionário online e entrevistas, enviados para coordenadores de grupo de pesquisa, registrados no CNPQ com vínculo institucional na Fiocruz. Para análise neste artigo considerou-se a coleta de dados de dezembro de 2018 a abril de 2019, no qual obteve-se 107 respostas. O roteiro da entrevista pós-teste, teve por intuito auxiliar a análise a partir da observação, dirimindo dúvidas que poderiam influenciar na etapa de consolidação e análise dos resultados do questionário. As análises destes dados foram baseadas em fatores que influenciam no comportamento de compartilhamento de dados de pesquisa. Para fins deste artigo, elegeu-se 4 questões do questionário para análise quantitativa, e posterior análise qualitativa de uma das questões mencionadas na entrevista para discussão.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2707 Compartilhamento e uso de dados de pesquisa 2021-10-07T14:22:32+01:00 Lyvia Rocha de Jesus Araujo araujolyvia2@gmail.com Solange Pereira Campos solange.campos@unirio.br Maria Simone Menezes de Alencar simone.alencar@unirio.br <p><span>A<span style="color: #000000; font-family: Calibri, serif;">presenta o processo de elaboração de modelo de questionário a ser aplicado na&nbsp;</span></span><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>coleta de dados</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>&nbsp;que examinem o nível de conhecimento dos pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO sobre</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>&nbsp;dados de pesquisa. Foi realizado um extenso trabalho&nbsp;</span></span></span><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>comparativo de outros instrumentos de pesquisa nacionais e internacionais&nbsp;</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>para&nbsp;</span></span></span><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>selecionar as questões mais adequadas&nbsp;</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>para este estudo. Na literatura estudada foi percebido um enfoque maior nas questões relacionadas à preservação, acesso e criação dos dados de pesquisa.&nbsp;</span></span></span><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>Conclui-se</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span>&nbsp;<wbr>satisfatoriamente com a criação do instrumento de coleta de dados pretendido.</span></span></span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2797 A lei geral de proteção de dados e os direitos autorais 2021-10-08T21:08:39+01:00 Rosilene Paiva Marinho de Sousa adv.rpmarinho@gmail.com Marckson Roberto Ferreira de Sousa marckson.dci.ufpb@gmail.com Guilherme Ataíde Dias guilhermeataide@ccsa.ufpb.br <p>O uso desordenado de dados e informações a partir dos avanços das tecnologias de informação e comunicação tem exigido especial atenção na proteção das bases de dados, ao se considerar sua importância para o processo de tomada de decisões nas empresas, em face do valor atribuído à informação a partir do tratamento de dados. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as relações jurídicas concernentes ao regime jurídico de proteção a dados e informações pessoais pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil, considerando a regulação das bases de dados no âmbito do Direito Autoral. Para isso pretende-se esclarecer o que se compreende por base de dados atentando-se para aspectos legais e técnicos que as envolvem. Examina-se o tratamento jurídico atribuído aos bancos de dados pela Lei de Direitos Autorais, bem como na Lei Geral de Proteção de Dados de Dados Pessoais. Adotar-se-á como metodologia a pesquisa exploratória e documental. Finalmente, apresenta-se as relações estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para a proteção das bases de dados considerando a Lei de Direitos Autorais, concluindo-se pela necessidade de diálogo entre as respectivas fontes jurídicas para a correta circulação e controle de dados e informações.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2721 O periódico "O Malho" no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI) 2021-10-05T21:18:54+01:00 Marx Paulo Vargas da Guia marxvargas@gmail.com Thomás Augusto Rangel de Lima thomlima97@gmail.com Ana Ligia Medeiros analigiabb@gmail.com Luziana Jordão Lessa Trézze luziana@rb.gov.br <p>O periódico O Malho, fundado por Crispim do Amaral e Luís Bartolomeu, integra uma das coleções do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais - RUBI, criado em 2016 pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi uma das principais revistas ilustradas publicadas semanalmente no Rio de Janeiro entre os anos de 1902 a 1954. As revistas ilustradas trazem uma característica marcante da imprensa carioca e nacional da primeira metade do século XX. Eram periódicos que usavam imagens (na forma de caricaturas, ilustrações, gravuras e fotografias) e humor para comentar e discutir diferentes aspectos da sociedade, sendo de interesse dos cidadãos o acesso a esse acervo, e também dos pesquisadores que o utilizam como fonte ou objeto da história política, cultural, das ideias, da imprensa. Este trabalho buscou implementar formas de garantir uma melhor identificação, busca e utilização da coleção O Malho pelos usuários do RUBI.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2807 Um estudo baseado em citações dos artigos publicados em periódicos de acesso aberto 2021-10-09T13:34:10+01:00 Patrícia Mascarenhas Dias patriciamdias@gmail.com Thiago Magela Rodrigues Dias thiagomagela@gmail.com Gray Farias Moita gray@dppg.cefetmg.br <p>A comunicação científica se caracteriza como um importante mecanismo para a divulgação de resultados de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, os artigos científicos se caracterizam como os principais elementos para a descrição dos estudos realizados e, consequentemente, dos resultados obtidos. Diversos estudos bibliométricos têm realizado análises sobre artigos científicos e seus impactos, considerando para isso, diversas métricas amplamente utilizadas. Diante disso, este trabalho visa apresentar uma visão sobre as citações que os artigos publicados em periódicos de acesso aberto vêm recebendo ao longo dos anos, considerando as áreas de atuação dos seus autores. Como fonte de dados para este estudo são utilizados dados registrados nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2736 Repositórios institucionais para preservação da memória científica 2021-10-06T22:20:32+01:00 Debora Maria Russiano Pereira debora.mrp@edu.udesc.br Elaine Rosangela de Oliveira Lucas lani@udesc.br <p>Memória científica trata da memória construída coletivamente dentro dos laboratórios de pesquisa de uma instituição ou pela comunidade acadêmica (Prado, 2018). Os repositórios institucionais (RI) são ferramentas importantes na preservação da memória científica, porém é necessário que as instituições construam e aprovem políticas de preservação e de guarda da memória produzida​. As políticas de preservação digital e disponibilização da memória científica das universidades, dentro dos RI, são, de acordo com Nascimento, Queiroz e Araújo (2019, p. 56) “uma questão de elevada importância e a instituição que os abriga tem um papel crucial”. A pesquisa que está sendo realizada pretende propor uma política de preservação da memória científica produzida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. ​O <em>corpus</em> será analisado utilizando elementos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), com categorias definidas <em>a priori</em>, com a constituição do <em>corpus</em> partindo das regras da pertinência e representatividade, consecutivamente. Por último, com base na bibliografia e documentação escolhidas, a proposta de política será elaborada. Espera-se obter subsídios para a elaboração de uma política de memória científica para a UFSC em acesso aberto, com a utilização do RI da instituição</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2751 Adesão ao Plano S 2021-10-08T12:09:21+01:00 Joana Novais joana.novais@fccn.pt João Mendes Moreira jmm@fccn.pt <p>Em fevereiro de 2021, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou a sua adesão ao Plano S.&nbsp;</p> <p>O Plano S visa assegurar que, a partir de 2021, todas as publicações resultantes de investigação financiada por fundos públicos ou privados devem ser publicadas em revistas ou plataformas de acesso aberto, e/ou tornadas imediatamente disponíveis através de repositórios de acesso aberto sem embargo e com retenção do <em>copyright</em>.&nbsp;</p> <p>O Plano S pode ser cumprido por três vias distintas: publicação em revistas ou plataformas de acesso aberto, publicação em acesso fechado com depósito imediato em repositório ou publicação ao abrigo de acordos transformativos. O Plano S rege-se também por dez princípios fundamentais, que impõem múltiplos desafios aos financiadores, mas também aos autores e suas instituições. Estes desafios correspondem, em alguns casos, a verdadeiras mudanças de paradigma.</p> <p>Com medidas de mitigação adequadas e bem articuladas, entende-se que a adesão da FCT ao Plano S resultará numa maior projeção do trabalho de investigação financiado, resultando a longo prazo num melhor retorno de investimento.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2783 Nos bastidores da política sobre a gestão e partilha de dados resultantes de investigação financiada pela FCT 2021-10-08T14:37:41+01:00 Filipa Pereira filipa.pereira@fccn.pt João Mendes Moreira jmm@fccn.pt <p style="text-align: justify; line-height: 115%; margin: 12.0pt 0cm .0001pt 35.4pt;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Lucida Sans Unicode',sans-serif;">A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., tem vindo a participar ativamente na implementação de ações e medidas que visam a transição para práticas de investigação baseadas em princípios de Ciência Aberta.&nbsp;</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 115%; margin: 0cm 0cm .0001pt 35.4pt;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Lucida Sans Unicode',sans-serif;">Neste âmbito, a FCT adotou a 5 de maio de 2014 um conjunto de recomendações referentes à gestão e partilha dos dados que resultam da investigação que financia, baseadas na aplicação de princípios de Ciência Aberta em diversos instrumentos de financiamento da FCT.&nbsp;&nbsp;</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 115%; margin: 0cm 0cm .0001pt 35.4pt;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Lucida Sans Unicode',sans-serif;">Recentemente, considerando a evolução dos métodos de investigação científica, das políticas de Ciência Aberta e das práticas de gestão e partilha de dados a nível global, a FCT considerou importante apresentar uma política com princípios estabelecidos e requisitos a cumprir pelos beneficiários do seu financiamento.&nbsp;</span></p> <p style="text-align: justify; line-height: 115%; margin: 0cm 0cm .0001pt 35.4pt;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Lucida Sans Unicode',sans-serif;">A presente comunicação pretende dar a conhecer a análise, fundamentos e trabalho desenvolvidos, com o objetivo de enquadrar a política sobre a gestão e partilha de dados da FCT no atual estado da arte, bem como o respetivo plano de adoção, implementação e operacionalização.&nbsp;</span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2735 O BrCris como ferramenta de apoio à Ciência Aberta 2021-10-06T19:44:57+01:00 Washington Segundo washingtonsegundo@ibict.br Thiago Magela Rodrigues Dias thiagomagela@cefetmg.br Tales Moreira tales.info@gmail.com Adilson Luiz Pinto adilson.pinto@ufsc.br Vivian Santos Silva vivian.ss@gmail.com Josir Gomes josir@irdx.com.br Luc Quoniam quoniam.luc@gmail.com Lautaro Matas lmatas@gmail.com Ary Gabriel Dias arygabrieldias@gmail.com Juliana Schneider jschineider.js@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A proposta tem como objetivo a apresentação do sistema BrCris como ferramenta de apoio à Ciência Aberta. São alvos da pesquisa a organização de informações em uma só Plataforma dos&nbsp; dados coletados&nbsp; sobre o&nbsp; Ecossistema da Pesquisa Brasileira, que tem como metas a construção de serviços de visualização e recuperação da informação, além da construção de interfaces de interoperabilidade entre sistemas. Os primeiros resultados da execução do Projeto já incluem o desenvolvimento da arquitetura e mapeamento de modelo de dados relacional e semântico, mapeamento das fontes de dados a serem agregadas pelo sistema, a implementação de provas de agregação dos recursos mapeados e a definição e realização de testes de serviços a serem disponibilizados. Utilizando a mesma infraestrutura da Plataforma LA Referencia, o projeto agregou os dados da Plataforma Lattes, o conjunto de dados de patentes, os dados de programas de pós-graduação da CAPES e as bases internacionais Wikidata, OpenAIRE Research Graph e DOAJ.&nbsp; Sequencialmente, foi criado pela Ontologia VIVO as entidades, classes e categorias dos dados indexados na proposta. Finalmente, para a sua representação/visualização, foram construídos dashboards para apresentar as estatísticas dos conjuntos de dados já carregados, bem como os gráficos para simplificação da visualização e recuperação das informações agregadas, também por meio do software VIVO.</span></p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2713 Portal COVID-19 Evidence da OPAS/OMS 2021-10-04T21:46:53+01:00 Dayse Bersot bersot@gmail.com Eliane Pereira dos Santos pereirae@paho.org Ludovic Reveiz reveizl@paho.org <p>O Portal COVID-19 <em>Evidence</em> foi idealizado com a intenção de reunir em uma única base de dados diretrizes técnicas, publicações científicas, protocolos de pesquisa em andamento e iniciativas dos países das Américas e do mundo afetados pela pandemia de COVID-19.</p> <p>A proposta de criação de uma base de dados temática que reunisse publicações científicas e orientações para tomada de decisão em saúde durante a pandemia pelo Novo Coronavírus foi coordenada pela equipe do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que conformou um grupo interdisciplinar com a participação de epidemiologistas, especialistas em evidências científicas, profissionais de tecnologia da informação, bibliotecários, entre outros profissionais para trabalhar em conjunto no desenvolvimento e implementação do portal em caráter emergencial.</p> <p>A iniciativa também foi pensada como uma fonte de informação destinada a reunir as recomendações e orientações da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as ações de enfrentamento a pandemia, o que torna a plataforma um recurso de informação útil e confiável para autoridades, gestores, pesquisadores e profissionais responsáveis por intervenções de combate a COVID-19.</p> <p>Todos os documentos e publicações passam por critérios de seleção e indexação, que são organizados em três categorias principais: salvar vidas, proteger os profissionais de saúde e diminuir a propagação da COVID-19. Outros filtros também estão disponíveis, como subcategoria, tipo de estudo, autor e idioma (inglês, espanhol, português e francês). Estas ações foram pensadas de forma a facilitar e agilizar a busca, a recuperação e o acesso a todo o material indexado.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2698 Gestão de dados de pesquisa em saúde no contexto da colaboração científica internacional 2021-10-02T21:03:53+01:00 Luisi Maria Costa de Oliveira luisi.costa43@gmail.com Cícera Henrique da Silva cicera.henrique@icict.fiocruz.br Viviane Santos de Oliveira Veiga viviane.veiga@icict.fiocruz.br <p>Este estudo discute a gestão de dados de pesquisa como elemento fundamental para a garantia da integridade da pesquisa científica realizada em contextos de colaborações internacionais. Objetiva investigar as orientações dos financiadores para gestão de dados no campo da saúde em projetos executados por pesquisadores de mais de um país. Analisa as políticas para gestão de dados dos dois principais financiadores da pesquisa em saúde, National Institutes of Health e a European Commission, a partir de uma estrutura de avaliação de políticas de dados elaborada com base em modelos disponíveis na literatura nacional e internacional. Verifica que os financiadores analisados reconhecem a importância da negociação de acordos a respeito de questões inerentes à gestão de dados antes do início dos projetos colaborativos que financiam. Identifica a insuficiência de orientações específicas para a gestão dos dados gerados em pesquisas realizadas no âmbito de colaborações entre pesquisadores de diferentes países. Conclui-se que lacunas normativas para a gestão de dados produzidos nesses tipos de empreendimentos científicos podem provocar confrontos normativos entre as normas (nacionais e institucionais) que possivelmente serão acionadas por esses atores envolvidos na pesquisa colaborativa internacional, visando garantir os compromissos e responsabilidades assumidos com o tratamento dos dados da investigação.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2796 A comunicação rápida e os preprints sobre COVID 19 2021-10-08T20:51:02+01:00 Patricia Pedri patriciapedri@gmail.com Ronaldo Ferreira Araújo ronaldo.araujo@ichca.ufal.br <p>A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) demandou maior celeridade na produção científica e se tornou tema de grande circulação dentre o e fora da academia. Muitas pesquisas sobre a COVID-19 têm sido disponibilizadas na forma de comunicação rápida e em versões preliminares (<em>preprints</em>) que não foram validadas formalmente por outros cientistas. Com o objetivo de compreender o papel do <em>preprint</em> na comunicação científica, seu impacto e&nbsp; disseminação nas redes sociais, a pesquisa analisa dados bibliométricos de citação e altmétricos de menções online dos <em>preprints</em> sobre o COVID-19 disponibilizados no repositório medRxix em 2020. Ao todo foram identificados 7.640 <em>preprints</em> sobre COVID-19, que oferecerm 27.616 citações e 703.654 menções online. O conjunto de preprints analisado obtive 38,5% de cobertura em citações e 53% de menções em fontes da web social, com destaque para o Twitter com mais menções (97,29%) seguido das agências de notícias (2,33%). Mesmo em consonância com o movimento da Ciência Aberta em defesa da abertura e democratização do conhecimento, os <em>preprints</em> não foram revisados por pares, aumentando as chances de controvérsias em sua metodologia ou conteúdo, ou ainda as possiblidades de disputas na produção de narrativas sob interesses políticos e econômicos, especialmente quando compartilhados na arena das mídias sociais.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2753 Infraestruturas de dados para COVID-19 2021-10-07T20:24:18+01:00 Vanessa Jorge vanessaajorge@gmail.com Sarita Albagli sarita.albagli@gmail.com <p>Diante do cenário de emergência em saúde pública de importância internacional da Covid-19 e da importância do compartilhameto e abertura de dados para pesquisa neste contexto, o trabalho tem por objetivo identificar infraestruturas de dados que declaram o termo COVID-19, analisando aspectos e condições de depósito, acesso e uso desses dados, incluindo termos e/ou licenças para sua utilização. As buscas pelas infraestuturas de dados foram realizadas no diretório re3data.org e os resultados foram apresentados a partir de categorias pré-definidas. Verificou-se que há 65 infraestuturas de dados que tem o termo Covid-19 indexado e a maioria delas tem upload restrito, acesso aberto aos dados e bancos de dados, algumas vezes associados a cadastros e questionários, mas sem licenças que favoreçam o livre reuso dos dados. Considera-se que há avanços consideráveis na criação de infraestruturas de dados quando comparado a outras ESPII, porém há necssidade de discussão qualificada para responder as emergências.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2716 Políticas científicas e línguas de ciência em revistas de acesso aberto 2021-10-05T15:00:02+01:00 Moisés de Lemos Martins moisesm@ics.uminho.pt Marisa Mourão marisavmourao@gmail.com <p>Entendendo-se como estratégico o debate sobre as políticas científicas e as formas de contrariar a hegemonia do modelo de publicação dos países anglo-saxónicos, um modelo que não apenas apaga as diferenças, mas que, de igual forma, perpetua a subalternidade científica, linguística e cultural, considera-se determinante a definição de políticas editoriais que se posicionem no combate contra o empobrecimento da língua. Mas será que estas políticas existem? Não ignorando que o acesso aberto não é necessariamente sinónimo de um acesso universal, já que não elimina barreiras como as linguísticas, procuramos olhar para as revistas portuguesas de acesso aberto em Ciências da Comunicação e da Informação para conhecer as suas políticas científicas, o modo como procuram enquadrar-se na comunidade internacional e responder a este desafio de criação de uma comunidade multifacetada. Foram contabilizadas 19 revistas, entre as quais se regista uma tendência progressiva para publicações linguisticamente híbridas. Não existindo, regra geral, uma política para o português como língua de ciência, daí redunda uma grande vulnerabilidade destas publicações perante a força expressiva de outras línguas, sobretudo da inglesa.</p> 2022-10-24T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2023 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2799 O acesso (i)legal à informação científica 2021-10-08T21:45:07+01:00 Beatriz Ferreira bferreira@student.fl.uc.pt Maria Manuel Borges mmb@fl.uc.pt Helena Leitão hleitao@student.fl.uc.pt <p>O acesso à informação científica é essencial para a produção de novo conhecimento. O acesso à informação atualmente disponível na Internet/World Wide Web, parte da qual se encontra em Acesso Aberto (AA), tem sido fortalecido com a implementação de iniciativas que contribuem para a abertura da ciência sob o chapéu de chuva da Ciência Aberta. Paralelamente a estas iniciativas, surgiram formas ilegítimas e ilegais de aceder às publicações científicas, as quais entram em conflito com os esforços realizados em torno da consolidação do AA, por um lado, e, por outro lado, podem trazer graves prejuízos para os utilizadores. As bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) devem prestar atenção a estas questões e procurar sensibilizar os seus utilizadores para as ameaças e consequências na utilização de acesso ilegal à informação nas suas instituições. Neste sentido, através de uma revisão da literatura, pretende-se salientar o contributo dos bibliotecários de IES para a importância do acesso ético e legal à informação científica.&nbsp;</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2784 Fluxo de informação 2021-10-08T15:52:12+01:00 Lucas Anderson Lima da Silva lucas.anderson@alu.ufc.br Virginia Bentes Pinto vbentes@ufc.br <p>O artigo apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo é averiguar, sob o olhar dos visitantes do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), os fluxos de informação na instituição. Trata-se de um estudo de cunho exploratório, de natureza quantitativa em que a coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line aplicado ao público do Museu nas redes sociais. Os resultados evidenciaram que o fluxo informacional pode abranger diferentes grupos e canais de comunicação. O MAUC se aproxima fortemente de seus visitantes por meio de suas redes sociais e divulgação entre amigos, familiares ou professores. O fluxo de informação acontece quando o Museu proporciona a participação do público em suas atividades e se faz presente interagindo com a comunidade. A pesquisa contribui para a visibilidade do Museu de Arte da UFC e pode colaborar para a disseminação e apreensão da informação. Portanto, conclui-se que o estudo permite novas investigações no âmbito informacional dos museus.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2801 As práticas de ciência aberta dos periódicos científicos correntes da Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná 2021-10-08T21:53:21+01:00 Paula Araújo paulacarina@ufpr.br Fabiane Führ fabifuhr@gmail.com Karolayne Costa Rodrigues de Lima karolbraun@gmail.com Suzana Zulpo suzanazp@gmail.com <p>Compreende a ciência aberta como movimento de abertura e transparência do processo de comunicação científica e os periódicos científicos são atores importantes nesse contexto. Objetiva conhecer o status das práticas de Ciência Aberta nos periódicos científicos correntes da Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná sob a perspectiva dos seus editores. Desenvolve uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa com aplicação do questionário como instrumento de coleta de dados para avaliar as práticas da Ciência Aberta adotadas pelos editores científicos quanto às dimensões de: publicações em acesso aberto, gestão de dados científicos de pesquisa, revisão aberta por pares, licenciamento do conteúdo, a adoção de métricas alternativas e aceitação de preprints. O acesso aberto, o uso de licenças Creative Commons e as métricas alternativas são as práticas de ciência aberta mais comuns para os periódicos científicos da UFPR. A análise do grau de importância atribuído pelos editores evidencia que os editores são reticentes em relação às práticas de aceite de preprints, revisão por pares aberta e publicação de artigos de dados. Há espaço para as equipes editoriais e os gestores da biblioteca digital explorarem de forma mais direta as práticas de ciência aberta.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/3030 Editorial 2022-10-25T00:51:15+01:00 Pedro Príncipe pedroprincipe@gmail.com <p>Este número da Cadernos BAD é inteiramente dedicado à publicação dos trabalhos apresentados nos formatos de Comunicação, <em>Pecha Kucha</em> e Posters na 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), que se realizou nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021.</p> <p>A comissão editorial da BAD associou-se com muito gosto à comissão organizadora da ConfOA, para a publicação dos trabalhos apresentados na Conferência, nomeadamente os artigos que resultam das comunicações aceites, os artigos curtos das apresentações <em>Pecha kucha</em> e os resumos e imagem dos posters.</p> <p>A revista Cadernos BAD assume o compromisso com o acesso aberto à informação e oferece acesso livre integral ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e académico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.</p> <p>Desejamos que a publicação dos trabalhos apresentados em outubro de 2021 na 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta possa contribuir para o desenvolvimento de melhores práticas e novos serviços que promovam a Ciência Aberta no espaço lusófono de investigação.</p> 2022-10-25T00:00:00+01:00 Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD