Desenvolvimento de competências em Ciência da Informação: experiências de cocriação em contexto académico

Autores

  • Paula Ochôa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e CHAM - Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores), Portugal
  • Leonor Gaspar Pinto Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e CHAM - Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores), Portugal

Palavras-chave:

Cocriação, Envolvimento de alunos, Gestão do conhecimento, Gestão de competências, Criatividade

Resumo

Após a clarificação dos conceitos basilares, apresentam-se três modalidades de cocriação em contexto académico, visando o desenvolvimento de competências: a estratégia de cocriação pela participação estrutural; a estratégia de cocriação pela participação recetiva; e a estratégia de cocriação pelo envolvimento e participação criativa, desenvolvendo competências de identificação, exploração e utilização do conhecimento e destacando as dimensões criticas destas práticas educacionais.

O estudo identifica e descreve atividades em cada estratégia que ilustram manifestações do conceito shared epistemic agency na cocriação. Pretende-se ainda dar um contributo para o estudo da criativização da profissão de Informação-Documentação, nomeadamente nos processos de formação das futuras gerações de profissionais.

Biografias Autor

Paula Ochôa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e CHAM - Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores), Portugal

Profissional de Informação-Documentação há mais de 30 anos, é atualmente (desde 2014) Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão e Curadoria da Informação. Investigadora integrada do CHAM (Centro de História d’Aquém e d’Além Mar). Licenciada em História (1985), Especialização em Preservação e Conservação de Património Arquitetónico (1986), Curso de Especialização em Ciências Documentais (1988), Msc in Information Management (1994), Diploma de Estudos Avançados em Documentação (2009), Doutoramento em Documentação (2012), Curso de Alta Direção em Administração Pública – CADAP (2004), Bolsa Sabática INA) (1999-2000), Bolseira da Secretaria de Estado da Cultura (1989). Investigadora na área da gestão da qualidade dos serviços de informação e da Administração Pública, profissões da informação, avaliação de desempenho e sustentabilidade. Prémio Raul Proença 2002, Prémio Inovação Organizacional (2002), Prémio Qualidade em Serviços (1998). Foi dirigente intermédia de serviços de informação entre 1996 e 2011.

Leonor Gaspar Pinto, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e CHAM - Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores), Portugal

Profissional de Informação-Documentação há mais de 25 anos, é atualmente (desde 2013) Chefe de Divisão de Documentação e Informação na Comissão para a Cidadania e a Igualdadede de Género. Investigadora integrada do CHAM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Universidade dos Açores, na área da gestão de serviços de informação, avaliação de desempenho e sustentabilidade, com comunicações e publicações nacionais e estrangeiras. Licenciada em História (1987), Curso de Especialização em Ciências Documentais (1990), MSc in information Management (1993), Diploma de Estudos Avançados em Documentação (2009) e Doutorada em Documentação (2012). Curso de Alta Direção em Administração Pública - CADAP (2004). Formadora. Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (1994-2014). Prémio Raul Proença 2002, Premio Extraordinario de Doctorado en la titulación de Historia (Universidad de Alcalá, 2012) e Award for Excellence 2015 – Highly Commended Paper (Emerald Group Publishing).

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Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: III – Gestão e transformação de saberes e práticas