Livros digitais e os modelos de negócios

Autores

  • Liliana Giusti Serra Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
  • José Fernando Modesto da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

Livro digital, Conteúdo licenciado, Modelos de negócios, Desenvolvimento de coleções

Resumo

O estudo enfoca a questão do licenciamento de livros digitais pelas bibliotecas a partir da análise dos principais modelos de negócios existentes (Aquisição perpétua, Assinatura, DDA, STL e EBS), com o objetivo de analisar as alterações decorrentes para o desenvolvimento de coleções. A partir de revisão de literatura e dos relatos de experiências identificam-se particularidades e características dos modelos de negócios e suas implicações para a gestão dos acervos bibliográficos, apresentando fragilidades como a perda de controle dos títulos presentes nas coleções, opções na substituição de títulos etc. Destacam as perspectivas de licenciamentos transitórios, como o aluguel de conteúdos sendo realizado para atender demandas imediatas dos usuários. Como resultado, espera fornecer subsídios aos bibliotecários de forma a orientá-los na identificação e seleção dos modelos de negócios adequados às necessidades de suas instituições. Conclui que os livros digitais devem ser considerados nas políticas de desenvolvimento de coleções de bibliotecas e estas devem garantir ao seu público o acesso aos conteúdos, à informação e à cultura.

Biografias Autor

Liliana Giusti Serra, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP). Recomendação da banca de qualificação para doutorado direto. Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela mesma instituição. Profissional da informação da Prima, desenvolvedora dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Consultora em Ciência da Informação. Pesquisas na área de conteúdo digital licenciado (e-books, livros digitais, livros eletrônicos) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em automação de bibliotecas, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica, planejamento de bibliotecas digitais, e-books e metadados (MARC, Dublin Core).

José Fernando Modesto da Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Graduação (1980) e Mestrado (1989) em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo (2001). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, Espanha (2008/2009). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Experiência acadêmica na área de Ciência da Informação, com ênfase na Organização e Representação da Informação. Temas de interesse e pesquisa: representação descritiva, formatos de intercâmbio bibliográficos, metadados, open data, automação e serviços de informação, software livre, internet e redes sociais, repositórios digitais. Todos os temas aplicados aos estudos teóricos e práticos no ambiente da informação registrada (sob aspecto da descrição bibliográfica).

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: III – Gestão e transformação de saberes e práticas