Redes, galáxias, património digital: importa-se de repetir?

Autores

  • Francisco Barbedo Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas
  • Ana Rodrigues
  • Lucília Runa
  • Mário Sant'Ana

Palavras-chave:

cooperação, preservação digital, comunidades de prática, informação patrimonial digital

Resumo

A preservação de informação digital está normalmente associada a uma componente fortemente tecnológica. Exemplos deste facto são as comunicações apresentadas ao iPRES, que maioritariamente privilegiam abordagens tecnológicas.

Mas a preservação digital implica, para além da vertente tecnológica, uma organização social e organizacional mais eficiente para gerir este processo. Considerando que preservar o digital é significativamente dispendioso e que, normalmente, preservar informação não constitui, à exceção de instituições especificamente culturais, uma função nuclear das organizações, há vantagem em repensar a atividade numa perspetiva cooperativa e transversal, abandonando uma visão vertical e de certa forma isolacionista da questão.

Aspetos igualmente importantes passam pela definição e metodologia de aplicação de um vastíssimo conjunto de metadados, muitos dos quais particularmente complexos, a utilizar para preservar não apenas a informação digital, mas igualmente o seu contexto organizacional, funcional e processual.

Neste contexto, o projeto “continuidade digital” foi iniciado pela DGLAB com o propósito de avaliar a potencial conetividade entre diferentes comunidades de prática (CdP) tradicionalmente isoladas, para apurar a possibilidade de constituição de uma estrutura comum (RCPD) que crie e disponibilize a todas as instituições interessadas serviços destinados a preservar informação patrimonial digital.

Biografias Autor

Francisco Barbedo, Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas

É presentemente diretor de serviços de inovação e administração eletrónica na DGLAB. Licenciatura em História (variante arte e arqueologia), especialização em ciências documentais (arquivo), mestrado em gestão de informação. Participa e exerce atividades na áreas de gestão de documentação eletrónica e preservação de informação digital, em Portugal e no estrangeiro, desde 1995. Foi subdiretor da Direção Geral de Arquivos. Coordenou o projeto de desenvolvimento do arquivo digital RODA.

Ana Rodrigues

Licenciada pela Universidade Clássica de Lisboa em Filologia Românica e Pós-graduada em Ciências Documentais – opção Arquivo - pela mesma universidade, exerceu funções docentes no Ensino Secundário de 1982 a 1987, ano em que também ingressou no Arquivo Nacional da Torre do Tombo como técnica Superior de Arquivo. Desde então, tem desempenhado funções em vários serviços dos quais destaca o tratamento de fundos arquivísticos e, nos últimos anos, a inovação direccionada à administração electrónica e preservação digital.

Lucília Runa

Licenciada em História (FCSH-UNL), pós-graduada em Ciências Documentais - opção Arquivos (FL-UL), com o Stage Technique International d'Archives (promovido e organizado pela Direção dos Arquivos de França).

Arquivista desde 1990 (IAN/TT, Direção de Serviços de Arquivística). Desde 1999 desenvolveu a sua atividade profissional sobretudo na área da descrição. Desde 2014 desenvolve a sua atividade na Direção de Serviços de Inovação e Administração Eletrónica (DGLAB, DSIAE).

Mário Sant'Ana

Mário Sant’Ana, nascido em 1965, é licenciado pela Universidade Nova de Lisboa em Antropologia e Pós-graduado em Ciências Documentais – opção Arquivo - pela Universidade Autónoma de Lisboa. Exerceu funções docentes no Ensino Secundário, lecionando a disciplina de Geografia, entre 1990 e 1995. Em 1994 ingressou no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, tendo desempenhado funções em vários serviços dos quais destaca o tratamento de fundos arquivísticos, trabalho na área dos arquivos correntes e, nos últimos anos, a inovação direcionada à Administração Pública, governo eletrónico e preservação digital. Entre 2004 e 2009 lecionou também a disciplina de Descrição Arquivística na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania