Reinventando a gestão das bibliotecas académicas: do foco ao fluir

Autores

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas, Psicologia Positiva, Fluir, Bibliotecas Académicas

Resumo

A mudança na organização tradicional das bibliotecas tem sido visível quer na gestão das coleções, quer nos espaços, quer nas competências necessárias aos profissionais da área, reconhecendo-se atualmente o eixo tecnológico como base para uma nova expressão e reconfiguração destas instituições. Este artigo pretende observar como a virtualização da informação que se encontra atualmente no cerne das questões profissionais, impele a uma mudança atitudinal na relação com os utilizadores, nomeadamente no desenvolvimento de novas práticas, serviços e recursos mobilizados para a gestão de informação. A partir do quadro teórico da psicologia positiva, propõe-se que as bibliotecas possam adotar estratégias de gestão aí inspiradas, encontrando formas adaptativas mais eficazes de cumprir os seus propósitos. O objetivo é pois o de refletir sobre a gestão das bibliotecas, com incidência nos fatores tecnológicos que a atravessam e influenciam as práticas profissionais, à luz de conceitos propostos pela psicologia positiva. 

Biografia Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação e Leitura (FPCE-UL) e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses (FCSH-UNL). Possui Pós-graduação em Ciências Documentais (UAL). É colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. É também colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário).

Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas desde 1993. 

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração