Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Palavras-chave:
Social media marketing, Retorno da influência, Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal)Resumo
Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca.