Um projeto de social media marketing: o caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola

Autores

  • Maria Armanda Salgado Campo Arqueológico de Mértola/ Universidade de Évora (CIDEHUS/UE-FCT)
  • Filipa Medeiros Campo Arqueológico de Mértola/ Universidade de Évora (CIDEHUS/UE/FCT)

Palavras-chave:

Social media marketing, Retorno da influência, Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (Portugal)

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo apresentar o projeto de social media marketing em curso na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM), desde 2011. Sendo uma biblioteca especializada em História, Arqueologia e Património e com uma taxa de utilizadores externos baixa, concebeu-se uma estratégia de comunicação mais ampla, agregando à comunicação dita tradicional as potencialidades do marketing digital. Mais do que uma opção, a inclusão da web social na estratégia de comunicação revelou-se um imperativo no sentido de agregar mais valor ao serviço de informação, dando-o, desta forma, a conhecer a não utilizadores e a stakeholders. Em concreto, destacam-se os social media em que a biblioteca está presente; as aplicações em uso no facebook, bem como as regras de publicação e de estilo nos social media, implementadas para efetivar a comunicação e respetiva monitorização. A utilização de métricas relativas ao ROI (Return ofIinfluence) e IOR (Influence of Relationship) têm si determinantes para assegurar a visibilidade e sustentabilidade da biblioteca.

Biografias Autor

Maria Armanda Salgado, Campo Arqueológico de Mértola/ Universidade de Évora (CIDEHUS/UE-FCT)

Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Licenciada em Literaturas Modernas e Contemporâneas, variante português/francês, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Titular do Diploma de Estudos Aprofundados em Literatura Comparada, pela Universidade de Clermont-Ferrand (França) e com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, variante Bibliotecas, pela Universidade de Évora (Portugal). Bibliotecária no Campo Arqueológico de Mértola (2009 -); Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola (2009-); Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); Membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Divulgação. Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional e monitorização e avaliação dos social media.

Filipa Medeiros, Campo Arqueológico de Mértola/ Universidade de Évora (CIDEHUS/UE/FCT)

Doutorada em Ciência da Informação e Documentação (CID) pela Universidade de Évora (2014); Coordenadora da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (2007-); Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) na área da indexação e recuperação da informação nas instituições de memória (2011-); Colaboradora na licenciatura em CID da Universidade de Évora, disciplina de "Indexação para Bibliotecas" (2010-); Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola (2007-); Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); Integra a coordenação do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Terminologias; Vogal da Formação da Delegação Sul da BAD (2011-); Áreas de atividade profissional e científica: bibliometria e avaliação da produção científica; organização e representação da informação nas instituições de memória; bibliotecas académicas; bibliotecas patrimoniais; sistemas de informação em museus. 

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Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Promoção, integração e cidadania