Partilhar Ciência: o repositório do ISCTE-IUL e a interoperabilidade com um sistema CRIS

Autores

  • Maria João Amante ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • Susana Lopes ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • Bruno Marçal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • Teresa Segurado ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Palavras-chave:

Repositórios, Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS), Interoperabilidade, Acesso Aberto

Resumo

A importância de trabalhar com a comunidade académica e desenvolver serviços de valor acrescentado para os docentes, investigadores e a instituição deu origem a uma parceria entre os Serviços de Informação e Documentação e o Grupo dos Rankings do ISCTE-IUL, responsável pela implementação e manutenção do sistema de gestão de ciência, Ciência-IUL - Portal de Ciência do ISCTE-IUL (Current Research Information System).

Como resultado da interoperabilidade entre os dois sistemas, o repositório atingiu um novo patamar de desenvolvimento e crescimento reforçando o seu papel na preservação e disseminação da produção científica da instituição procurando dessa forma contribuir para a valorização, visibilidade e impacto da mesma. Para os investigadores e docentes permitiu concentrar o esforço de carregamento e manutenção do trabalho académico numa única plataforma e ver essa informação exportada para um repositório institucional que privilegia o acesso aberto aos seus conteúdos.

Biografias Autor

Maria João Amante, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Maria João Amante é licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutoramento em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. Nesse âmbito coordenou as atividades relativas à implementação, em 2006, do Repositório ISCTE-IUL. É professora convidada na Universidade Europeia – Laureate International Universities (desde 2008).

Autora e coautora de artigos em revistas especializadas (Journal of Information Science, Journal of Librarianship and Information Science, Revista Española de Documentación Científica, RECIIS – Revista Electrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Cadernos BAD, entre outras) e de alguns capítulos de livros. Como oradora participou em vários congressos nacionais e internacionais abordando temas como as Bibliotecas Universitárias, Relação entre Professores e Bibliotecários no Ensino Superior, Literacia da Informação, Gestão da Documentação, da Informação e do Conhecimento, Acesso Livre ao Conhecimento, Repositórios Institucionais e Sociedade do Conhecimento.

Igualmente tem integrado a Comissão Científica de várias Conferências das quais merece destaque a Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Aberto.

Susana Lopes, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa (1997) e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa (1999). De 2000 a 2013 foi responsável pela biblioteca do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Desde Junho de 2013 integra a equipa dos Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL. Membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD desde 2012.

Bruno Marçal, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e Microsoft Certified Systems Engineer/Database Administrator (2006). Durante vários anos assumiu funções de administrador de sistemas nos Serviços de Informática do ISCTE-IUL. Desde o ano de 2008 tem vindo a participar em diversos projetos nos Serviços de Informação e Documentação da mesma instituição, nomeadamente ao nível do desenvolvimento e implementação de aplicações baseadas na web, gestão do repositório institucional, desenvolvimento de unidades curriculares para plataformas de e-learning, realização de ações de formação, ou mesmo apoio a alunos da instituição com Necessidades Educativas Especiais.

Teresa Segurado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em Assessoria de Administração pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, possui a pós-graduação em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) pela FLUL e o Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação pela Universidade de Évora.

Profissionalmente foi, desde 1998, Secretária de Direção na UNICS - Unidade de Investigação em Ciências Sociais do ISCTE-IUL e em 2004 integrou os Serviços de Informação e Documentação da mesma instituição onde desempenhou funções de Técnica Superior e atualmente coordena a Unidade de Informação e Formação desses Serviços.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração