Do Silêncio à Liberdade: do documento ao documentário

Autores

  • Sandra Patrício Câmara Municipal de Sines

Palavras-chave:

Arquivo Municipal de Sines, 25 de Abril, História Oral, Serviço Educativo

Resumo

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril o Arquivo Municipal de Sines realizou com o Serviço de Informação, Divulgação e Imagem da Câmara Municipal de Sines (SIDI), um documentário acerca da recepção do acontecimento na localidade. Esse pequeno documentário de cerca de 27 minutos, teve como principal objectivo dar a conhecer ao público em geral como foi vivida a Revolução num concelho da periferia mas ele próprio a viver momentos de ruptura com a instalação do Complexo Industrial em Sines.

O documentário teve como base documentos de arquivo tradicionais, provenientes de entidades oficiais, especialmente a Câmara Municipal de Sines, mas as principais fontes foram orais. Utilizaram-se cinco entrevistas realizadas a munícipes com diferentes experiências. Cruzaram-se assim documentos de arquivo, fotografias, documentos bibliográficos, mas também o registo de testemunhos.

As entrevistas tornaram-se documentos de arquivo e foram preservadas para posterior consulta e reutilização. Da mesma forma, o documentário, após a sua exibição pública, mantém-se online (disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=-QdJfddkgbU > . Produziu-se um objecto que pode servir vários propósitos: registo de memórias orais e utilização no Serviço Educativo.

Biografia Autor

Sandra Patrício, Câmara Municipal de Sines

Responsável pelo Arquivo Municipal de Sines.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: I – Serviços e criação de valor