Conteúdos inclusivos: o papel das bibliotecas na sensibilização dos produtores de informação

Autores

  • Bruno Guimarães Marçal ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Maria João Amante ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Lígia Neto ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Célia Pinto ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa

Palavras-chave:

Conteúdos inclusivos, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Bibliotecas universitárias, Acesso à informação

Resumo

As bibliotecas universitárias assumem um papel privilegiado na mediação da relação entre os utilizadores e o conhecimento científico. Verificamos igualmente que os recursos de informação estão cada vez mais alicerçados em plataformas e documentos digitais abrindo-se uma janela de oportunidade para uma verdadeira democratização no acesso à informação corroborada pela disponibilização massiva de equipamentos cuja tecnologia promove uma revolução na forma como interagimos com a informação nomeadamente por parte de pessoas portadoras de deficiência.

Este novo paradigma da partilha de informação tem obrigatoriamente de ser acompanhado por um conjunto de regras e boas práticas que assegure elevados níveis de acessibilidade, não só dos documentos em si, mas também das páginas nas quais são disponibilizados. Um documento bem produzido constitui uma mais-valia para todos sem exceção. A experiência de usabilidade de um documento que cumpra os critérios de acessibilidade é extremamente gratificante e o acesso ao conhecimento por ele disponibilizado muito facilitado.

O poster que nos propomos apresentar tem como principal objetivo identificar um conjunto de boas práticas para a produção de conteúdos inclusivos, fundamentalmente quando fazemos uso de ferramentas como o Microsoft Word, o Powerpoint, a produção de PDF`s ou mesmo a partilha destes documentos em plataformas disponibilizadas na Internet.

Biografia Autor

Bruno Guimarães Marçal, ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e Microsoft Certified Systems Engineer/Database Administrator (2006). Durante vários anos assumiu funções de administrador de sistemas nos Serviços de Informática do ISCTE-IUL. Desde o ano de 2008 tem vindo a participar em diversos projetos nos Serviços de Informação e Documentação da mesma instituição, nomeadamente ao nível do desenvolvimento e implementação de aplicações baseadas na web, gestão do repositório institucional, desenvolvimento de unidades curriculares para plataformas de e-learning, realização de ações de formação, ou mesmo apoio a alunos da instituição com Necessidades Educativas Especiais.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: IV – Promoção, integração e cidadania