Conteúdos inclusivos: o papel das bibliotecas na sensibilização dos produtores de informação
Palavras-chave:
Conteúdos inclusivos, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Bibliotecas universitárias, Acesso à informaçãoResumo
As bibliotecas universitárias assumem um papel privilegiado na mediação da relação entre os utilizadores e o conhecimento científico. Verificamos igualmente que os recursos de informação estão cada vez mais alicerçados em plataformas e documentos digitais abrindo-se uma janela de oportunidade para uma verdadeira democratização no acesso à informação corroborada pela disponibilização massiva de equipamentos cuja tecnologia promove uma revolução na forma como interagimos com a informação nomeadamente por parte de pessoas portadoras de deficiência.
Este novo paradigma da partilha de informação tem obrigatoriamente de ser acompanhado por um conjunto de regras e boas práticas que assegure elevados níveis de acessibilidade, não só dos documentos em si, mas também das páginas nas quais são disponibilizados. Um documento bem produzido constitui uma mais-valia para todos sem exceção. A experiência de usabilidade de um documento que cumpra os critérios de acessibilidade é extremamente gratificante e o acesso ao conhecimento por ele disponibilizado muito facilitado.
O poster que nos propomos apresentar tem como principal objetivo identificar um conjunto de boas práticas para a produção de conteúdos inclusivos, fundamentalmente quando fazemos uso de ferramentas como o Microsoft Word, o Powerpoint, a produção de PDF`s ou mesmo a partilha destes documentos em plataformas disponibilizadas na Internet.