Uma cultura de colaboração entre professores e bibliotecários: a orientação tutorial de estudantes de radiologia no ISCISA (Maputo)

Autores

  • Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-0942-7601
  • Carina Silva Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa
  • Cláudia Reis Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Palavras-chave:

Colaboração académica, Literacia da informação, Investigação aplicada, Estudantes de Radiologia, Moçambique

Resumo

O sucesso da aquisição de competências de literacia da informação no ensino superior garante-se através do trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores. Em janeiro de 2015, uma equipa composta por uma professora de radiologia, uma professora de estatística e uma bibliotecária deslocaram-se a Maputo, em Moçambique, para uma missão de capacitação de docentes em metodologias de investigação aplicadas à saúde e de orientação tutorial para estudantes de radiologia no Instituto Superior de Ciências de Saúde. As sessões de formação foram desenhadas com a preocupação de criar oportunidades reais de discussão e de aprofundamento de questões colocadas pelos formandos. Os resultados finais revelaram que os formandos gostariam de ter mais formação em softwares de estatística (SPSS), testes estatísticos, análise de dados qualitativos, técnicas de amostragem com mais exemplos práticos, plataformas de pesquisa de informação em saúde sobre radiologia, tecnologias de informação e comunicação, metodologia de investigação científica, como elaborar um protocolo de investigação e questionários, bem como mais informação sobre como citar e referenciar. Evidencia-se que a missão da Biblioteca deve ser alterada e alargada à comunidade académica, assumindo esta o seu papel no processo de tutoria na investigação.

Biografias Autor

Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1986), pós-graduação em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa (1996) e mestre em Ciências Documentais também pela UAL (2006), com um trabalho sobre o papel de mediador do bibliotecário de referência nas bibliotecas universitárias da área da saúde. Iniciou a aventura das bibliotecas na Biblioteca do Gabinete em Portugal da Comissão Europeia, tendo transitado para o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções de coordenação no Centro de Documentação do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul, mais tarde reestruturado em Instituto da Qualidade em Saúde, na Universidade Atlântica e, desde 2000, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa [ESTeSL-Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)]. Gestora do Repositório Científico do IPL (desde 2011) e da B-ON no IPL (desde 2007). Revisora técnica da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Membro da European Association for Health Information and Libraries (EAHIL), APDIS e BAD. A metodologia e as competências de investigação, a bibliometria e a literacia em saúde têm sido as suas maiores áreas de investimento, com elas apresentando e publicando alguns trabalhos e assegurando seminários de investigação aplicada na ESTeSL e na Coordenação do Internato Complementar em Medicina Geral e Familiar.

Carina Silva, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Probabilidades e Estatística, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2004. Professora-Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) – Área Científica de Matemática, Departamento das Ciências Naturais e Exatas. Desenvolve investigação nas áreas da bioestatística, da estatística bayesiana, das curvas de ROC e da estatística não-paramétrica. É membro do EMPIRION – European Masters Programme In Radiation sciences for Oncology desde 2005 e do projeto nacional Radical Estatística, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Estatística, desde 2013. Autora de diversos artigos publicados em revistas internacionais da sua área de investigação.

Cláudia Reis, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Engenharia Biomédica, pela Universidade Católica Portuguesa, em 2013, com a tese Digital mammography: characterisation of practice and equipment performance in Portuguese healthcare providers. Professora-Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) – Área Científica de Radiologia, Departamento de Ciências e Tecnologias das Radiações e Biossinais da Saúde. Desenvolve investigação nas áreas da radiologia, mamografia e segurança radiológica. Autora de diversos artigos publicados em revistas internacionais da sua área de investigação.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor