Rota dos Arquivos do Alentejo: divulgar e qualificar arquivos
Palavras-chave:
Arquivos, Rota dos Arquivos do Alentejo, Património arquivístico, Qualificação de arquivosResumo
Esta apresentação tem como objetivo explicitar as motivações e o percurso subjacentes à criação da Rota dos Arquivos do Alentejo.
O Arquivo Distrital de Évora, com a colaboração de entidades públicas e privadas detentoras de arquivos históricos com relevância para a história local e regional, pretende estabelecer a Rota dos Arquivos do Alentejo com dois grandes objectivos: a) divulgar o património arquivístico regional; b) contribuir para a qualificação dos arquivos da região.
A ideia foi lançada pelo Arquivo Distrital de Évora, tendo-se associado ao projecto várias entidades da região. Para poderem aderir à Rota dos Arquivos as entidades devem oferecer: a) sala de leitura; b) instrumentos de descrição documental; c) visitas guiadas.
Cada entidade mantém total autonomia, continuando a definir a forma de acesso aos documentos e o funcionamento dos seus serviços.
A Rota divulga as iniciativas dos arquivos e o património arquivístico na sua página Web e no facebook (no qual cada entidade poderá colocar informações) e articula iniciativas conjuntas dos vários arquivos aderentes.