Rota dos Arquivos do Alentejo: divulgar e qualificar arquivos

Autores

  • Jorge Janeiro Arquivo Distrital de Évora

Palavras-chave:

Arquivos, Rota dos Arquivos do Alentejo, Património arquivístico, Qualificação de arquivos

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo explicitar as motivações e o percurso subjacentes à criação da Rota dos Arquivos do Alentejo.

O Arquivo Distrital de Évora, com a colaboração de entidades públicas e privadas detentoras de arquivos históricos com relevância para a história local e regional, pretende estabelecer a Rota dos Arquivos do Alentejo com dois grandes objectivos: a) divulgar o património arquivístico regional; b) contribuir para a qualificação dos arquivos da região.

A ideia foi lançada pelo Arquivo Distrital de Évora, tendo-se associado ao projecto várias entidades da região. Para poderem aderir à Rota dos Arquivos as entidades devem oferecer: a) sala de leitura; b) instrumentos de descrição documental; c) visitas guiadas.

Cada entidade mantém total autonomia, continuando a definir a forma de acesso aos documentos e o funcionamento dos seus serviços.

A Rota divulga as iniciativas dos arquivos e o património arquivístico na sua página Web e no facebook (no qual cada entidade poderá colocar informações) e articula iniciativas conjuntas dos vários arquivos aderentes.

Biografia Autor

Jorge Janeiro, Arquivo Distrital de Évora

Licenciado em História (2005), pós-graduado (2007) e mestre (2009) em Ciência da Informação e da Documentação, ramo da Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Detentor do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração (2009). Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa (2011). Diretor do Arquivo Distrital de Évora.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: I – Serviços e criação de valor