Os Encontros de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (1965-1983): estudo histórico e bibliométrico

Autores

  • Diogo Vivas Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa; Museu da Presidência da República.
  • Silvana Roque de Oliveira Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Encontro dos Bibliotecários e Arquivistas (1965-1983), Profissionais da Informação, Valorização social, História da Ciência da Informação, Análise bibliométrica

Resumo

O presente estudo propõe-se apresentar uma análise histórica e bibliométrica das oito edições dos Encontros dos Bibliotecários e Arquivistas (a partir de 1973, sob a designação de Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), realizados entre 1965 e 1983, em Coimbra (1965), Lisboa (1966), Porto (1968), Coimbra (1973), Braga (1976), Aveiro (1978) e Lisboa (1979 e 1983).

Passados 50 anos do lançamento dos Encontros, dos quais os Congressos Nacionais da BAD são sucessores, parece-nos oportuno desenvolver uma primeira pesquisa que, partindo de um levantamento empírico capaz de traçar um breve perfil bibliométrico das suas actas, forneça igualmente elementos que possam ajudar a compreender o papel dos Encontros na valorização social da profissão e dos serviços de informação em Portugal, entre o fim do Estado Novo e os primeiros anos após o 25 de Abril.

Pretende-se assim apresentar uma abordagem quantitativa e diacrónica da produção científica, da autoria e da proveniência institucional e geográfica dos comunicantes e assistentes dos Encontros, mas também uma reflexão de natureza qualitativa sobre as temáticas abordadas, possíveis linhas de investigação evidenciadas e reivindicações profissionais debatidas entre os participantes dos Encontros.

Biografias Autor

Diogo Vivas, Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa; Museu da Presidência da República.

Diogo Vivas nasceu em Veiros (concelho de Estremoz), em 1983.

É licenciado em História (2005) e Pós-Graduado em História Contemporânea (2010), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (especialização em Arquivística), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013), com uma dissertação (biografia científica) sobre o percurso profissional do arquivista português Mário Alberto Nunes Costa (1920-2010), intitulada: Mário Alberto Nunes Costa: a acção arquivística e bibliotecária.

É Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea da FCSH/ UNL (desde 2015) e sócio da BAD (desde 2012) e da Asociación de Archiveros de Castilla y León (desde 2013), onde colabora nas revistas Archivamos e Tabula.

Foi Técnico Superior da Câmara Municipal de Estremoz, entre 2006 e 2010, desempenhando, desde 2011, as funções de Bolseiro de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no Museu da Presidência da República no âmbito do Projecto Investigação Biográfica António José de Almeida.

Os seus interesses de investigação incluem temáticas relacionadas com a história da profissão e da formação no campo das Ciências da Informação, as associações profissionais, os sistemas e políticas de informação, em Portugal e no âmbito evolução histórica das Ciências da Informação.

Silvana Roque de Oliveira, Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa

Silvana Roque de Oliveira

(Lisboa, 1972)

É assistente convidada da Pós-graduação em Gestão e Curadoria da Informação e do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), e aluna de doutoramento da Universidad de Alcalá, estando a preparar uma tese na área da Bibliometria, no âmbito da qual foi bolseira de doutoramento da FCT. Desde 2013 também é formadora na BAD, associação de que é sócia.

Fez a licenciatura em História, o mestrado em História da Expansão Portuguesa e o curso de especialização em CID, na FCSH-UNL, e obteve o diploma de estudos avançados (DEA) na Facultad de Documentación da Universidad de Alcalá.

Na qualidade de representante do Mestrado de CID da FCSH-UNL, entre 2010 e 2012 foi coordenadora técnico-científica do projecto de tratamento documental da Biblioteca José Mattoso, numa parceria entre o Centro de Arqueologia de Mértola e a FCSH-UNL.

Participou em projectos e missões na área da História da Expansão Portuguesa e das CID e também exerceu funções de assessoria no CHAM (FCSH-UNL), onde é assistente de investigação.

Outra área de actuação tem sido a edição científica, tendo sido secretária e membro do Conselho de Redacção da revista Anais de História de Além-Mar (indexada pela Scopus), em 2008-2009 e 2011- 2014, bem como do Bulletin of Portuguese-Japanese Studies, entre 2000-2002.

Actualmente está interessada no estudo dos padrões de produção e comunicação científicas, particularmente das Ciências Sociais e Humanas, bem como na história e na teoria da Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor