Consolidar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Autores

  • Filipe Leal Biblioteca Municipal de Oeiras

Palavras-chave:

Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, bibliotecas municipais, políticas públicas, cenários de futuro, gestão estratégica

Resumo

Ao longo deste ensaio o autor defende que é necessário e urgente consolidar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) em Portugal. Partindo de uma caracterização geral da RNBP são identificados os cenários de futuro que decorrem dessa mesma caracterização. Para além disso, são identificados os grandes desafios que atualmente se colocam à RNBP (mudança de política pública, cumprimento dos contratos-programa, reformulação do conceito de biblioteca municipal, articulação das bibliotecas municipais em redes regionais, criação de condições para o desenvolvimento sustentável) e elencados um conjunto de medidas que consubstanciem uma nova política pública para o sector (definir um quadro de referência estratégico para a RNBP, rever o modelo de biblioteca municipal, desenvolver projetos-âncora de âmbito nacional, lançar concursos públicos de apoio às bibliotecas municipais, restruturar o modelo de gestão da RNBP).

Biografia Autor

Filipe Leal, Biblioteca Municipal de Oeiras

Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (FPCE).

Desde 1988 que exerce a actividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas (Setúbal, Alcácer do Sal, Vendas Novas e Oeiras). De Novembro de 2002 a Setembro de 2007 foi Chefe de Divisão da DBDI, de Setembro de 2007 a Janeiro de 2011 foi Director de Departamento do DPHCB, de Agosto de 2008 a Março de 2010 foi Coordenador do GTP 250 Anos de Oeiras. Todos estes cargos foram exercidos na Câmara Municipal de Oeiras.

Para além da sua actividade como bibliotecário desenvolve também uma actividade regular de docência e formação na área das bibliotecas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições, entre as quais se destacam: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), centros de formação de professores. Entre as matérias em que é formador destacam-se: promoção da leitura, bibliotecas escolares, difusão documental.

Ao longo dos anos tem desenvolvido um conjunto diversificado de projectos pioneiros na área da promoção da leitura e na área da aplicação das TIC na criação de novos serviços. Recentemente lançou o projeto BibliotecAtiva, que desenvolve atividades de formação e de consultoria na área das bibliotecas (com particular enfoque nas bibliotecas públicas).

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania