A Casa da Roda do Porto: o tratamento técnico das “Partes da Diretora”

Autores

  • Olinda Cardoso Arquivo Distrital do Porto
  • Edite Pereira Arquivo Distrital do Porto
  • Maria João Pires de Lima Arquivo Distrital do Porto
  • Sónia Gomes Arquivo Distrital do Porto

Palavras-chave:

tratamento técnico documental, arquivo, conservação e restauro, casa da roda do Porto, expostos, candidaturas a financiamento

Resumo

O arquivo da Casa da Roda do Porto foi incorporado pelo ADP em 2010 e 2012, proveniente da Assembleia Distrital do Porto, onde permanecia em muito mau estado de conservação. A documentação, fruto dos diversos percursos resultantes de várias tutelas, encontrava-se dispersa por várias divisões do edifício, em condições menos favoráveis à preservação.

Em 2012, é feita uma candidatura ao Programa “Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais” da Fundação Calouste Gulbenkian. Contudo, o projeto abrangeu apenas uma parte de uma das séries documentais, denominada “Partes da Diretora”. Por questões de preservação e segurança, nomeadamente por ser constituída por pequenos bilhetes e peças soltas, esta documentação não estava disponível para consulta. A aprovação da candidatura foi, deste modo, fundamental para a execução do projeto, na medida em que permitiu a contratação de recursos humanos e a aquisição de materiais de conservação e restauro.

A apresentação faz o balanço do projeto e explora o conjunto de soluções que foi encontrado para tratar tecnicamente o acervo em questão.

Biografias Autor

Olinda Cardoso, Arquivo Distrital do Porto

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Concluiu posteriormente um curso de especialização em Assessorias Técnicas Municipais – Gestão e Administração Autárquica, uma pós-graduação em Ciências Documentais, variante de Arquivo, uma formação avançada de IT Governance na Administração Pública (INA), um curso de formação profissional de Auditorias da Qualidade (acreditado pela DGERT) e está a concluir o Mestrado de Gestão de Serviços, na Faculdade de Economia do Porto.

Tem desenvolvido e participado em vários projectos editoriais (coordenação, tradução e revisão de textos) e já desempenhou funções nas áreas da animação cultural e gestão de conteúdos multimédia. Foi responsável, na C. M. da Trofa, pela implementação do serviço de Arquivo Municipal, que coordenou durante quatro anos e onde desenvolveu vários projetos. Foi coautora do Concurso Literário da Trofa e de várias atividades de promoção do livro e da leitura, integrou a equipa coordenadora do Plano Estratégico para a Trofa e foi responsável por várias campanhas de sensibilização e de divulgação cultural junto da população.

Actualmente, é arquivista no Arquivo Distrital do Porto onde desempenha funções de RA (Responsável de Arquivo) e desenvolve trabalho técnico em diversas áreas, tais como consultoria/apoio técnico, auditoria a sistemas de arquivo, gestão documental (normalização de procedimentos e gestão do SEGA), participação em projetos nacionais e internacionais (CRAV2 e Portal Europeu de Arquivos), avaliação de documentação acumulada, reorganização de processos internos, candidaturas a financiamento externo, gestão dos canais de comunicação e divulgação (intranet, internet e redes sociais), apoio/organização de eventos de extensão cultural e educativa, orientação de estágios curriculares e coordenação da Sala de Leitura e Referência, mediante escala de serviço, entre outros.

De 2008 a 2011, lecionou a disciplina de Aquisição e Organização de Sistemas de Informação Arquivística, na Universidade Portucalense. De 2010 a 2012, dirigiu as áreas de Biblioteca, Arquivo Histórico, Museu, Relações Públicas e Eventos na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Integrou a Comissão Organizadora do 10.º Congresso Nacional da BAD, como membro do conselho executivo.

Edite Pereira, Arquivo Distrital do Porto

É licenciada em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2001 é responsável pela implementação e desenvolvimento do programa de conservação preventiva no acervo arquivístico do Arquivo distrital do Porto. Desenvolve trabalho técnico em diversas áreas, tais como (re) acondicionamento e armazenamento de documentos, controlo integrado de pragas, controlo das condições-ambiente nos depósitos e no Serviço de Referência e Leitura, controlo de higienização de fundos, preparação e realização de exposições, aconselhamento e de controlo da manutenção dos acervos nos locais produtores de documentação durante os processos de transferência; desenvolvimento de intervenções em conservação curativa, apoio às visitas de estudo na Unidade de Conservação, orientação de estágios curriculares na área da conservação preventiva de documentos de arquivo, sensibilização permanente para as boas práticas na Sala de Referência e Leitura,  candidaturas a financiamento externo, apoio/organização de eventos de extensão cultural e educativa, entre outros.

Maria João Pires de Lima, Arquivo Distrital do Porto

Diretora do Arquivo Distrital do Porto de (1988 - 1995 e de 1999 - 2015);

Pós graduada em Ciências Documentais-Arquivo (1987) e licenciada em História (1980) pela FLUP. Possui aproveitamento curricular do Curso de Mestradoem História da Idade Média, (1983/1985); Auditora da Qualidade, (2009);

 Chefe de Divisão da Divisão de Arquivos Intermédios do IAN/TT (1997 a-1999);

Professora convidada no Curso de Especializaçãoem Ciências da Informaçãona Universidade Portucalense desde 2000 e lecionou no mesmo curso na Universidade dos Açores e na FLUP, onde foi assistente estagiária (1987-88);

Integra e coordena diferentes Grupos de Trabalho da DGLAB/DGARQ e projetos de investigação, nomeadamente para a preparação de propostas de diplomas legais na área dos arquivos; de normas de descrição arquivística; de política de aquisição de arquivos, de gestão de documentos; do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais - PARAM; da elaboração de um Guia Geral dos Fundos dos Arquivos Distritais.

Faz parte do grupo consultivo da PRACE para o IAN/TT, no âmbito da reestruturação da lei orgânica (2006); Coordenadora setorial para os Arquivos Distritais e membro executivo da equipa de projeto SIARQ - Sistema de Arquivo, DGARQ (2005-2006);

Coordena e participa nas equipas responsáveis nomeadamente pelos projetos Consultório no Arquivo (2014); Documentos das Artes Cénicas (2011); CRAV – Consulta Realem Ambiente Virtual(2006-2008) e DigitArq - Produção, Conservação e Gestão de Conteúdos Digitais de Arquivo (2002-2003). Participa na conceção e elaboração dos CDRom editados pelo ADP: “Arquivo Eça de Queirós: 1845/1900” e “Uma Cidade em (r)Evolução: recuperação do Arquivo SAAL/Norte-1974/1976”, 2001;

Coordena a elaboração do plano curricular e a equipa técnica que elabora os programas de cursos profissionais da área BAD a convite do Ministério da Educação (1989-1990) e é responsável pela sua implementação durante o ano letivo (1990-1991);

Membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz, desde 2005, do Conselho Consultivo do AN/TT (1994-95), do Conselho Técnico Nacional da BAD (1992-1996) e do Conselho Científico do 7º Congresso Nacional da BAD (2001); Sócia fundadora e presidente do conselho fiscal da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto;

Professora, monitora e coordenadora de formação profissional na área dos arquivos;

Autora de diversos trabalhos na área da arquivística e interveniente em diversas conferências, seminários, congressos, no âmbito dos arquivos e dos sistemas de informação.

Sónia Gomes, Arquivo Distrital do Porto

Sónia Cristina Folha dos Santos Gomes nasceu em Matosinhos em 1976. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Ramo Científico), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2005/2007 frequentou e concluiu os estudos pós-graduados em Ciências Documentais, variante Arquivos. Começou a exercer funções de arquivista no Governo Civil do Porto, sendo responsável pelo Departamento de Arquivo da instituição. Possui o Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), ministrado pelo INA. Em 2011, transitou para o Arquivo Distrital do Porto onde exerce atualmente as funções de técnica superior de arquivo.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Promoção, integração e cidadania